Olho D'água do Borges/RN -

O futuro da alimentação é o leite de barata, afirmam cientistas

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco, em Bangalore, na Índia, encontrou uma nova fonte alimentícia, um superalimento, um produto rico em proteínas, gorduras e açúcares: o leite de barata. E, não, não é notícia do sensacionalista.

Antes, claro, é preciso dizer que as baratas não são mamíferos, mas algumas espécies do inseto produzem um tipo de secreção que é usada para alimentar as crias. Os pesquisadores indianos descobriam que a espécie Diploptera punctata desenvolve as larvas dentro de uma estrutura orgânica equivalente a um útero, com isso o embrião é alimentado por um composto de proteínas, gorduras e açúcares.

Segundo os cientistas, o primeiro grande entrave foi obter a substância em uma quantidade possível de ser analisada cientificamente. Só para isso, os pesquisadores indianos passaram 54 dias trabalhando para conseguir uma porção razoável do líquido.

O estudo mostrou que a substância tem quatro vezes o valor nutricional do leite de vaca. Além disso, o tipo de proteína obtido neste tipo de leite demora a ser digerido pelo organismo.

Contudo, os cientistas já descartaram qualquer hipótese de realizar estudos para viabilizar “ordenha” de baratas. A produção em grande escala é algo inviável. Os indianos estudam, no entanto, o sequenciamento das proteínas do leite da Diploptera punctata. A ideia é conseguir uma espécie de fórmula sintética do leite de barata.

Um dos participantes do projeto experimentou o leite do inseto e afirmou que o gosto “não é nada de especial”. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179