Olho D'água do Borges/RN -

Projeto para a inclusão do RN na Ferrovia Transnordestina tramita no Congresso

A Câmara dos Deputados realizou, na manhã desta quarta-feira (17), audiência pública realizada pela Comissão Externa para debater o financiamento das obras da Ferrovia Transnordestina, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Apesar de só atender aos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, existe um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional para incluir o Rio Grande do Norte no trecho dos trilhos que passarão pelo Nordeste.

De acordo com o deputado federal Felipe Maia (DEM), coordenador da bancada potiguar em Brasília, o projeto de 2005 é de autoria do ex-deputado federal Betinho Rosado (PP). Ele informou que a matéria foi aprovada pelas respectivas comissões de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. “Hoje, a matéria está na Comissão de Infraestrutura do Senado, sob a relatoria do senador Walter Pinheiro, que já sinalizou ser favorável”, frisou o democrata.

A inclusão do estado no percurso da Ferrovia é uma das bandeiras defendidas pelo programa Mais RN, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), que considera a estrutura ferroviária uma chave na estratégia de desenvolvimento do estado, necessitando de investimentos, conforme aponta a forte demanda da sociedade e do empresariado, em uma tendência que é nacional.

Dificuldades
Apesar do projeto estar tramitando, Felipe Maia disse que acha improvável a realização do objetivo. “A ferrovia deveria estar pronta desde 2013. Não há mobilização da bancada, porque a capacidade de realização do governo está em descrédito. Não tira nenhuma obra do papel. A obra tinha previsão de R$ 5,5 bilhões. Já está em R$ 7,5 bilhões. Isso ainda faltando 35% da obra”, relatou o democrata.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179