Olho D'água do Borges/RN -

Fim do período chuvoso confirma 2015 como mais um ano de seca

Com a chegada do mês de junho, o período chuvoso na região Oeste do Estado chega ao fim. No entanto, frustrando as esperanças de milhares de agricultores, o ano de 2015 mostrou que será mais um ano de seca. Em Mossoró, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), de 1º de janeiro a 1º de junho deste ano registrou-se volume acumulado de 465.2 mm, colocando a cidade na categoria de município "seco".


"Em nossa região, o período chuvoso vai de fevereiro a maio, com os meses de março e abril registrando mais chuvas. Confirmando as previsões do começo do ano, o inverno de 2015 ficou com volume de chuvas abaixo da média e o RN hoje está com 120 municípios na categoria de 'muito secos', 14 'secos' e somente dois 'normais' (Portalegre e Angicos)", explica o meteorologista José Espínola.

O meteorologista chama a atenção ainda para o fato de que, no município de Angicos, 300 mm de chuva caíram em apenas dois dias. Com base nas médias registradas em todo o Estado, o meteorologista afirma que o inverno do ano de 2015, foi caracterizado pela irregularidade tanto na distribuição geográfica quanto temporal das precipitações. Ele afirma ainda que a má distribuição das chuvas ocorre até mesmo dentro de um mesmo município, com zonas registrando volumes acumulados maiores que as outras. 

"Na zona urbana de Mossoró este ano foram registrados 465,2 mm de chuva em 41 dias, mas, em Lagoa de Pau, por exemplo, só foi registrado volume de 180mm. O RN que já sofre com o baixo volume de chuvas desde o ano de 2011. O que preocupa são os baixos níveis dos reservatórios, muitos abaixo dos 30% de capacidade", disse.

José Espínola conta que, no Leste do RN, as chuvas têm ocorrido com frequência desde o mês passado e devem se estender até agosto deste ano. Entretanto, na região Oeste, a previsão é que não ocorram chuvas de grande intensidade, pois a zona de convergência intertropical, que traz as chuvas para esta parte do Estado, já está se afastando para a Amazônia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179