Olho D'água do Borges/RN -

Agricultores esperam que previsões meteorológicas estejam erradas

Os agricultores da zona rural de Mossoró estão esperançosos para um bom período chuvoso e torcendo que as últimas previsões meteorológicas estejam erradas. Por enquanto, a probabilidade dos especialistas é de chuvas 45% abaixo do normal; 35% dentro damédia e apenas 20% acima dela.
O presidente do Sindicato da Lavoura, Francisco Gomes, disse que o homem do campo recebeu com tristeza o resultado da reunião dos meteorologistas do Nordeste, realizada essa semana em Fortaleza.

“O pessoal está lamentando porque será o terceiro ou quarto ano consecutivo sem boas chuvas. Nós temos esperanças de que as coisas mudem. Nós acreditamos e respeitamos os meteorologistas, mas previsão boa é aquela que vem de Deus. Esperamos que Ele nos ajude”, destaca o representante dos trabalhadores rurais.

Mesmo que a previsão de chuvas abaixo da média se concretize, ainda há um alento, segundo Francisco Gomes. “Em ano bom chove de 850 a 900 milímetros na região. Se o inverno desse ano pelo menos ultrapassar os 600 milímetros, com chuvas bem distribuídas, dá para ter uma safra boa. Abaixo disso ou com chuvas isoladas não dá”, informa.

Enquanto a água não cai do céu, os agricultores começam a se preparar. Muitos deles estão limpando o terreno, consertando cercas e organizando o estoque de sementes. Somente depois das primeiras chuvas fortes é que eles vão começar o chamado ‘corte’ de terra com as máquinas.

Nas comunidades e assentamentos, os agricultores aram a terra usando tratores. A previsão é que a máquina comece a trabalhar ainda em fevereiro.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179