Olho D'água do Borges/RN -

Primeira previsão meteorológica para 2014 será elaborada nesta semana


A primeira previsão meteorológica oficial para o primeiro trimestre de 2014 no setor norte da região Nordeste deve ser divulgada ainda nesta semana. Os meteorologistas irão se reunir nesta quinta-feira, em Campina Grande (PB), para analisar os dados climatológicos e elaborar a previsão. No entanto, como o período chuvoso para a região ainda está distante, os estudos não devem apresentar um índice alto de acerto.

"Já foram realizadas outras duas reuniões em outubro e novembro. No entanto, essa é a primeira orientação para o homem do campo e também de atenção para as reservas hídricas. Na ocasião, será apresentada uma tendência de como será o comportamento para esse período", explica Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Segundo o meteorologista, até agora, as indicações são de um período chuvoso normal para a região. "Pela análise da temperatura dos oceanos, estamos percebendo um comportamento normal para esse período. Outro indicativo que também nos leva a essa indicação é a diminuição do vento no Sudeste, o que favorece a regularidade e normalidade das chuvas na região", complementa.

Depois de elaborar a primeira previsão climática, os meteorologistas voltam a se reunir mais três vezes: em Fortaleza (CE), no mês de janeiro; em Natal (RN), no mês de fevereiro; e em Recife (PE), em março. A cada reunião, a previsão passa por adaptações, de acordo com os novos dados colhidos pelos especialistas e apresenta um maior percentual de acerto.

A média de chuvas de Mossoró é de 687, 8 milímetros por ano. Nos últimos dois anos, a região passou por períodos de seca. Em 2012, choveu somente 198,9 milímetros, caracterizando o período como extremamente seco. Já em 2013, foram contabilizados 470,6 milímetros, destacando o ano como seco.

Fonte: O Mossoroensse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179