Olho D'água do Borges/RN -

OAB analisa possibilidade de pedir afastamento de Rosalba

Segundo Sérgio Freire, presidente da OAB, a partir
 do momento que o ato de inelegibilidade for 
concretizado, se tem crime de improbidade.
Foto:Divulgação
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sérgio Freire, reúne na tarde desta quinta-feira os membros da seccional da entidade no Rio Grande do Norte, para discutir a pauta da OAB. Diante da importância da condenação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da terça-feira passada, por intempestividade de recurso no processo em que ela foi acusada de abuso do avião do Estado nas eleições municipais, a Ordem definirá hoje a data de uma nova reunião, na próxima semana, para discutir eventuais manifestações da entidade quanto à condenação, inclusive pedido de afastamento da governadora.

Segundo o presidente da Ordem Sérgio Freire, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestar acerca da aplicação ou não da tese que prosperou no TRE, que aplicou a Lei da Ficha Limpa tão logo Rosalba foi considerada inelegível. “A inelegibilidade da governadora, pelo conhecimento que temos, já está concretizada, tendo em vista a intempestividade do recurso. Com essa decretação da inelegibilidade, vai depender agora do que o TSE definir, se dará extensão ou não. Por exemplo, se ela conseguir liminar para voltar à administração saber se essa vai se estender à inelegibilidade ou não?”, disse.

Segundo Freire, o TRE se utilizou do argumento da Lei da Ficha Limpa para, diante da inelegibilidade declarada, cassar o diploma da governadora e afastá-la do cargo, além de mandar a Assembleia empossar o vice-governador, Robinson Faria (PSD). “É uma tese nova, que dará muito debate ainda, mas é uma tese fundamentada. Se ela vai prevalecer ou não, aí vai caber ou não discussão no TSE”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179