Olho D'água do Borges/RN -

Ninho tucano dividido no RN

 

O PSDB do Rio Grande do Norte está dividido em dois grupos: de um lado, oposição ao governo estadual; do outro, apoiadores da reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). A impressão que tem é que dificilmente o partido caminhará junto na disputa majoritária. Nem a liderança do presidente Ezequiel Ferreira de Souza será suficiente para ligar as duas pontas.

A porção oposicionista conta com seis dos 12 deputados estaduais: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, José Dias, Galeno Torquato, Getúlio Rêgo e Nelter Queiroz.

Cinco são governistas que estão com Fátima Bezerra: Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues, Ubaldo Fernandes, Raimundo Fernandes e Albert Dickson.

Em cima do muro, Ezequiel Ferreira.

O líder tucano continua apoiando e participando da administração estadual. Controla Secretaria de Agricultura e mantém cargos em escalações inferiores. Ele quer votar na renovação do mandato da governadora, mas não assume, porque o grupo que dá sustentação a sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa é de oposição, não aceita votar em Fátima e recebe forte influência de Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Getúlio Rêgo e Nelter Queiroz.

Ezequiel tem dito que vai ouvir todos os deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais antes de decidir. Também ouvirá a Executiva Nacional do partido. Nesta semana, ele se reunirá em Brasília com a Comissão de Candidaturas Regionais criada pelo PSDB com finalidade de subsidiar eventuais encaminhamentos e decisões a respeito de situações regionais específicas.

A ideia é destravar a engrenagem tucana nos estados onde existem as maiores dificuldades. É o caso do RN. O PSDB está alinhado ao MDB no plano nacional, com apoio à candidatura de Simone Tebet à Presidência do Brasil, mas no estado o MDB firmou aliança com o PT indicando o deputado federal Walter Alves para vice na chapa da governadora Fátima, que por sua vez é a base de sustentação do palanque de Lula no RN.

Ainda no plano majoritário, o PSDB potiguar apoia a pré-candidatura do ex-ministro Rogério Marinho (PL) para senador, em palanque oposto ao da governadora e do MDB que apoia o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT). Lembrando que Marinho dá sustentação ao presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) no RN.

No encontro em Brasília, Ezequiel Ferreira estará acompanhado dos deputados Gustavo Carvalho e Tomba Farias, que já assumiram apoio à pré-candidatura de Fábio Dantas, do Solidariedade, ao Governo do RN.

Dessa forma, o tucanato potiguar se posiciona onde ele mais gosta, em cima do muro, e, muito provavelmente, entrará as eleições 2022 cantarolando Jorge de Altino: “Eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina”.

Foi assim em 2018.

 Fonte: Cesar Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179