Olho D'água do Borges/RN -

RN perde duas posições em ranking que mede competitividade dos estados

 

O Rio Grande do Norte apresentou uma queda de duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados 2021, levantamento anual realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com isso, o Estado está na 22ª posição, sendo o 2º pior do Nordeste, a frente apenas do Maranhão. A nota média do Estado foi de 35,0. Esta é a décima edição consecutiva do Ranking de Competitividade dos Estados. 

De acordo com os organizadores, a avaliação das 27 unidades federativas foi ampliada de 73 para 86 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Pesou para o resultado do RN a piora de três posições no pilar de Infraestrutura (13ª colocação) e de sete posições em Sustentabilidade Ambiental (23ª colocação). Ainda assim, o Estado conseguiu importantes avanços ao subir cinco posições no Capital   Humano (6º); quatro posições em Potencial de Mercado (22º); três posições no pilar de Eficiência da Máquina Pública (18ª colocação) e três em Segurança Pública (18ª colocação). Ficou ainda estagnado na 16ª posição no pilar de Educação e na 16ª em Sustentabilidade Social, mesmas posições do Ranking de 2020. 

Para o coordenador de Competitividade do CLP, Lucas Cepeda, dois fatores podem ter levado o Rio Grande do Norte a ter essa queda no ranking: a não evolução no pilar de Solidez Fiscal, que deixou o Estado em 25º entre 27 estados, e a queda no desempenho em Sustentabilidade Ambiental, que caiu de 16º para 23º.  

“O RN já estava numa trajetória de queda. Mas olhando especificamente para este ano, observamos quedas significantes em alguns pilares, mas a questão da sustentabilidade ambiental, a queda foi de sete posições. Caiu também em Infraestrutura. O ranking é relativo. Além da performance própria, a dos demais também afeta. Se um estado melhorar mais que outro, ele pode acabar subindo mais e outros caindo algumas”, explica.

No Nordeste, Estado mais bem posicionado é o Ceará

No Nordeste, o Estado mais bem posicionado foi novamente o Ceará, desta vez na 12ª colocação, duas posições abaixo em relação a 2020. Bahia e Maranhão mantiveram-se estáveis. Por outro lado, o Piauí foi o estado que mais evoluiu no levantamento deste ano, da 26ª para a 20ª posição. Alagoas também subiu duas colocações e agora é o segundo melhor estado da região.

 Veja materia completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179