Olho D'água do Borges/RN -

Copa América envergonhada: ofuscada pela covid-19, jogos encolhem ainda mais com escândalos políticos

 

Desviar o foco das atenções. Essa foi, para muitos, a motivação do Governo Bolsonaro ao confirmar a realização emergencial da Copa América 2021 no Brasil. Em meio à terceira onda da covid-19, as revelações da CPI da Pandemia e a perda de popularidade, autorizar o torneio no país poderia ofuscar as crises vividas pelo presidente. 

Passados 30 dias, é seguro dizer que não deu certo. Os jogos aconteceram, o Brasil goleou, Messi deu show mas os principais assuntos do país são dominados por novas acusações de corrupção na compra de vacinas ao invés do torneio sul-americano, até o campeonato disputado em outro continente, a Eurocopa, tem tido melhor repercussão e audiência

Segundo José Paulo Florenzano, antropólogo do esporte e professor da PUC-SP, o “tiro na água” é explicado por uma seleção descredibilizada e por uma interpretação bolsonarista simplista que classifica o futebol como “ópio do povo”. 

Para piorar, já foram confirmados 198 casos de covid-19 ligados à realização da competição, segundo o último balanço da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), sendo 57 deles entre atletas e membros de comissão técnicas.

“Eu concordo que Bolsonaro quis usar a Copa América como uma cortina de fumaça. Com essa atitude, ele reedita a estratégia do Governo militar de considerar o futebol o ‘ópio do povo’. Mas é um delírio achar que o esporte tem esse poder mágico de anestesiar a sociedade da forma que o Governo pensa”, opina Florenzano. 

Na visão do pesquisador, um torneio entre seleções sul-americanas não é capaz de abafar as simultâneas crises sanitária, econômica e política do país, ainda mais com tantas denúncias de corrupção surgindo toda semana através da CPI. “O futebol é uma trincheira política importante para o regime em questão, mas a alienação não acontece de forma tão banal. A Copa América não é capaz de distrair a população de problemas tão relevantes”, afirma ele.

Veja mais aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179