Olho D'água do Borges/RN -

Vamos ter eleições sim, em 2020

Vamos ter eleições este ano para eleger prefeitos (as) e vereadores(as). É uma certeza carimbada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O que vai ser discutida é a data. Há um entendimento que os dias 4 e 25 de outubro, reservados para o dia do voto em primeiro e segundo turno, serão riscados do calendário eleitoral. As eleições podem ocorrer em 15 de novembro, como era no passado, com o segundo turno no último domingo do mês (29).

O ministro Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do TSE no finalzinho de maio, deu o mote para alertar os políticos: não é possível a unificação das eleições em 2022 porque geraria “inferno gerencial” ao TSE. Para o bom entendedor...

Será uma eleição atípica. A Covid-19 exigirá isso. Basta observar que a disputa por 5.570 prefeituras e mais de 60 mil cadeiras de vereador no País não está na pauta do dia. A pandemia do inimigo invisível concentra e joga para último plano todos os outros temas. A manchete do jornal é sobre o coronavírus, o noticiário das emissoras de rádio e televisão, idem, e em todas as outras plataformas a pauta do dia é a mesma, Covid-19.

Em um ano eleitoral normal, a essa altura a pauta político-eleitoral estava em alta temperatura. Definições de candidaturas, formação de chapa, nominatas às câmaras municipais, bastidores fervilhando, pesquisas e mais pesquisas para todos os gostos e desgostos. Tudo para depois.

A certeza é que esse depois chegará. Talvez, e provavelmente, não com a mesma intensidade do cenário normal. E, daqui a pouco, a sucessão municipal estará na mesa dos candidatos, com algumas novidades. A principal delas é o fim das coligações proporcionais. A mudança exigirá outro tipo de comportamento do candidato a vereador, uma vez que não existirá a sigla nanica fazendo “esteira” para garantir a sua eleição.

Outro aspecto é a escassez de recursos para as campanhas. Isso sugere estruturas menores, mas com boas estratégias e poder de mobilização para chegar ao eleitor.

O ponto mais importante é o candidato entender como encontrará o cidadão-eleitor. Não há, nesse momento, um estudo que preconize - de forma aproximada - como as pessoas sairão da quarentena para a vida normal. E como o candidato vai encontrar esse eleitor.

O que esse eleitor vai querer ouvir do candidato?
Talvez, uma dose de realidade seja o melhor caminho, bem colocada para que as pessoas compreendam a ideia diante da exigência que se dará pós-pandemia.

Bom. O fato é que vamos ter eleições. Serão inéditas pelas circunstâncias, e com uma dose maior de responsabilidade do eleitor para fazer a escolha certa.

O coronavírus não deixará espaço para erros.

Fonte: Cesar Santos.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179