Olho D'água do Borges/RN -

Vejam ações simples que podem prevenir a disseminação do coronavírus no Brasil

Medidas simples, como a higienização das mãos, podem prevenir a disseminação do coronavírus, e por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda os gestores municipais a pautarem os principais cuidados com a população. Recentemente identificado na China, o novo coronavírus, que recebeu o nome de Sars-CoV-2, teve o primeiro caso confirmado no Brasil no dia 26 de fevereiro, em São Paulo (SP).

Novos estudos e pesquisas sobre a doença (Covid-19) estão em andamento, assim como o comportamento do vírus no Brasil e em países tropicais tem sido analisado pelo Ministério da Saúde (MS). A intenção é saber mais sobre as reações do vírus para se elaborar planos de ação adequados ao país. No entanto, já se sabe que a transmissão ocorre por vias respiratórias, contato físico ou por meio de superfícies contaminadas.

Além de motivar ações de conscientização e prevenção com a comunidade, a CNM alerta para outro problema que pode causar impacto, as chamadas Fake News – notícias falsas – espalhadas principalmente pelas redes sociais. Assim, o trabalho deve ser feito a partir de informações oficiais, lembrando que a chefe da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Socorro Gross, afirma não haver motivo para pânico.

Atenção
A capacidade de propagação da doença é considerada rápida, o que exige maior atenção para a notificação, a confirmação e a intervenção oportuna dos casos. As crianças são mais propensas a infecção, e isso torna a identificação dos sintomas um dos fatores mais importantes. São eles: respiratórios, febre, tosse e dificuldade para respirar, que pode se agravar se não tomadas as medidas necessárias; infecções nas vias respiratórias e complicações como pneumonia e infecções mais agressivas, que podem levar a óbito.

Os cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir coronavírus, recomendados pelo Ministério da Saúde (MS), podem ser facilmente adotados. Dentre eles:
  • lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização;
  • se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • se manter em casa se estiver doente;
  • cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; e
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Origem
A coronaviridae é uma ampla família que provoca outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Contudo, ela é conhecida desde 1960 e, até o momento, se confirmou sete vírus que infectam humanos, com o novo agente do coronavírus (Sars-CoV-2), detectado no país mais populoso da Ásia Oriental, em dezembro de 2019.

A história registra que os primeiros vírus foram isolados em 1937, pela primeira vez. No entanto, só em 1965, o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria se infecta com os coronavírus comuns, que são o alpha coronavírus 229E e NL63; beta coronavírus OC43 e HKU1; Sars-CoV, e novo Mers-CoV. Saiba mais sobre o coronavírus aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179