Olho D'água do Borges/RN -

Agricultores celebram hoje o dia de São Jose e pedem chuvas para colheita das lavouras

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

São José, segundo a Bíblia, esposo de Maria, pai adotivo de Jesus Cristo e com ofício de carpinteiro, é um santo bastante popular da Igreja Católica. Ele é considerado o protetor das famílias, dos trabalhadores e da Igreja. E ainda, é popularmente conhecido entre os nordestinos, pelo prenúncio do bom inverno.

O dia de São José é carregado de um sentimento de esperança para o homem do campo, pois conforme a crendice popular, se chover nesse dia, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a boa colheita.

O período chuvoso no nordeste se concentra nos meses de fevereiro a maio, mas é no mês de março que se registra a maior média histórica de chuvas na região. Essa coincidência, contribui para fortalecer a fé do sertanejo e atribuir a retomada do inverno ao padroeiro.

A média histórica, no entanto, contesta essa teoria. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não há comprovação científica dessa crença. Nessa época do ano Estado, assim como o hemisfério sul, sofre a mudança de estação, isto é, sai do verão para o outono, caracterizando o equinócio. “Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra”, comenta a responsável pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

E para felicidade dos sertanejos, hoje aqui no municípo de Olho D'água do Borges, o dia amanheceu muito bonito, nublado e com grandes possibilidade de chuvas a qualquer momento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179