Olho D'água do Borges/RN -

Chuva volta com força sobre o Brasil no verão 2019/2020

Diferente do verão passado, quando sobrou calor e faltou chuva, o verão 2019/2020 trará chuva generalizada e volumosa para quase todas as regiões do Brasil.

A primeira quinzena de dezembro na cidade paulista de Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, terminou com uma grande deslizamento de terra que deixou 4 vítimas fatais. Em Belo Horizonte, a enxurrada provocada pela chuva forte também fez uma vítima. 

Nem El Niño, nem La Niña
O verão 2019/2020 será um verão sem El Niño e também sem La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, e que, quando se manifestam, interferem na chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul.

Tecnicamente dizemos que o verão 2019/2020 será com uma situação de neutralidade no Pacífico Equatorial. 

Mais chuva para o Nordeste
Com a temperatura da água do Atlântico favorável para aproximar a ZCIT(Zona de Convergência Intertropical) do Brasil e com grande chance de formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), a chuva do verão 2019/2020 volta a cair com fartura sobre o Nordeste. A tendência é de chuva acima da média na Região, de forma geral. A ZCAS vai aumentar a chuva sobre a Bahia.



A atuação da ZCIT será mais notável em fevereiro.

Foto e Fonte: Climatempo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179