Olho D'água do Borges/RN -

12 de outubro:Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Na data de 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças. Cai precisamente no mesmo dia de outra importante festividade: o dia da padroeira do país – a santa católica Nossa Senhora Aparecida.

Na verdade o dia das crianças é mais antigo que a comemoração da Padroeira do Brasil. Historicamente, a festa de Nossa Senhora Aparecida, desde 1930, quando foi proclamada a Padroeira do Brasil, era comemorada no dia 08 de setembro.

Somente em 1980, com a visita do agora santo, o Papa João Paulo II é que passou a ser celebrada no dia 12 de outubro. Já o dia das crianças foi instituído na década de 1920, mas somente em 1960 passou a ter relevância de fato, com o forte apoio da indústria de brinquedos.

Mas o que importa é que hoje, a festa da Mãe de Jesus e a festa das crianças, amadas de Jesus, coincidem num único dia, e assim, unidas, essas duas celebrações enobrecem ainda mais o dia 12 de outubro.

A comemoração no Brasil
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas a data só “pegou” mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto.

Feliz dia 12 de outubro, para todas as crianças e adolescentes de todo Brasil, e viva Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179