Olho D'água do Borges/RN -

09 de setembro - Dia Nacional do Médico Veterinário

Quando as pessoas escutam a expressão médico veterinário, costumam associar com aquele profissional que cuida apenas da saúde de seus animais de estimação, na maioria cães e gatos. Na verdade, o veterinário além de ser o encarregado desta função, tem um campo de atuação muito amplo e importante que vai além de apenas zelar pelo bem-estar dos grandes amigos e companheiros do homem. 

O trabalho passa desde a atuação em indústrias de produtos para animais, acompanhando a produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos, até o controle da saúde de rebanhos em propriedades rurais, dependendo, claro, da sua especialização médico-veterinária adquirida durante sua formação.

A profissão de médico veterinário, bem como o seu ensino, foram normatizados pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 9 de setembro de 1932 por meio do Decreto nº 23.133. Em função disso, o dia do veterinário passou a ser reconhecido nesta data, apesar de escolas de medicina veterinária existirem no Brasil desde 1913.

A partir de 1940, passou a ser necessário o registro do diploma junto a Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura, órgão fiscalizador, para que o profissional pudesse exercer sua profissão. Porém, com a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Medicina Veterinária, em 1968, a função de fiscalização ficou por conta destes conselhos.

Com a modernidade e o surgimento de novas tecnologias, o campo de atuação e a importância do médico veterinário só aumentam, como por exemplo, a esterilização de animais de rua, que se tornou extremamente necessária devido à superpopulação destes animais, gerando os mais diversos problemas como escassez de alimentação para todos,  falta de cuidados básicos de saúde, causando muitas doenças que se espalham de forma incontrolável, além de maus-tratos. Portanto, estes profissionais contribuem muito para aliviar o sofrimento dos animais de companhia e, só por esse motivo, um dia dedicado a eles já é totalmente merecido.

Parabéns a todos os profissionais deste país, que desempenham esse papel tão importante para  o desenvolvimento da pecuária brasileira, como também para a saúde animal de um modo geral. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179