Olho D'água do Borges/RN -

Fátima Bezerra surpreende deputados ao sugerir teto de gastos, que ela condena no Governo Federal

A governadora Fátima Bezerra (PT) surpreendeu na reunião com os deputados estaduais nesta quarta-feira, 30, ao ter levantado a possibilidade de se propor uma lei estabelecendo teto nos gastos públicos do Rio Grande do Norte. Seria uma das medidas do Plano de Recuperação Fiscal que ela pretende apresentar à Assembleia Legislativa na próxima semana.

A reação de surpresa foi imediata entre os 21 deputados presentes no auditório da Governadoria, isso porque o teto de gasto sempre foi combatido por Fátima, quando senadora da República, e pelo Partido dos Trabalhadores. Inclusive, a revogação do teto de gasto, estabelecido pelo governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), como uma das medidas para conter o déficit público, foi promessa de campanha de Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República.

Haddad, quando esteve em Mossoró cumprindo agenda de campanha, ao lado de Fátima Bezerra, no dia 24 de agosto de 2018, afirmou que revogaria o teto de gasto de imediato, caso fosse eleito, e justificou: “Ele inviabiliza a gestão pública ao manter gastos congelados por 20 anos. O Estado não precisa crescer desmedidamente, mas precisa cumprir o que está na Constituição. Saúde e educação são direitos; segurança pública é direto social. Não podemos deixar."

O teto de gastos foi aprovado pelo governo Temer em 2016. A medida prevê que os gastos da União, durante período de 20 anos, só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior. O objetivo alegado pelo governo é reequilibrar as contas públicas e impulsionar o crescimento econômico.

A equipe econômica de Fátima Bezerra emite sinais que concorda com essa tese, ao sugerir uma lei estadual estabelecendo o teto nos gastos públicos. O deputado reeleito Kelps Lima (Solidariedade) mostrou-se surpreso com o novo discurso do governo. O parlamentar disse que sempre foi a favor do teto de gasto e concorda com a proposta, “agora o PT sempre foi contra, por isso, a minha surpresa”, reagiu.

O deputado eleito Francisco do PT procurou suavizar o ambiente. Ele afirmou que o governo ainda não tem um detalhamento da proposta, mas garantiu que ela não deve ser no formato que foi aprovado pelo governo de Michel Temer.

Fonte: Cesar Santos

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179