Olho D'água do Borges/RN -

Municípios têm até maio para encaminharem documentação para atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Com o objetivo de atualizar o Mapa do Turismo, as Secretarias de Estados de Turismo (SETUR) recebem, até o dia 31 de maio, a documentação dos municípios. A atualização do Mapa é fundamental para que os Governos Federal e Estadual conheçam os municípios, para que possam planejar as políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do setor.

Com foco na gestão, estruturação e promoção de forma regionalizada e descentralizada, os Estados contam com o Mapa do Turismo, em conformidade com o Ministério do Turismo. O instrumento, que é atualizado a cada dois anos, busca incentivar as administrações municipais a se organizarem e estimularem investimentos no setor.

Esta é uma ferramenta muito importante para a gestão do turismo no Estado e no País. Nossa equipe vem realizando um trabalho constante de fomento nas regiões para que as administrações se adequem às regras propostas.

As determinações para a atualização do Mapa estão contidas na Portaria da SETUR Nº 017-R e na Portaria Nº 192 do Ministério do Turismo, e devem ser cumpridas por todos os municípios. 

De acordo com as Portarias cabe ao município comprovar a existência de órgão ou entidade responsável pela pasta do Turismo; ter dotação orçamentária destinada ao turismo; comprovar a existência de Conselho de Turismo ativo no município; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística, assinado pelo prefeito; apresentar termo de compromisso de adesão formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística assinado pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo; indicar um representante para atuar junto à Instância de Governança Regional de Turismo; e possuir um mínimo de cadastros no CADASTUR.

As formas de comprovação dos critérios estão detalhadas nas Portarias. A Portaria do Ministério do Turismo também estabelece critérios para a região, cuja comprovação cabe à Instância de Governança Regional de Turismo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179