Olho D'água do Borges/RN -

Possibilidade de El Niño fraco ou moderado minimiza expectativa de pouca chuva no nordeste

As condições do Oceano Pacífico sinalizam que a previsão de El Niño, de fraco a moderado, pode minimizar a expectativa de chuvas abaixo da média no Ceará em 2019, de acordo com Meiry Sakamoto, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As informações foram repassadas no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (21), em coletiva sobre as ações da Prefeitura de Fortaleza para a próxima estação de chuvas.

"O fato de o El Niño ser de fraco a moderado melhora as expectativas para o ano que vem, apesar da irregularidade na distribuição das chuvas", destacou.

O El Niño é um fenômeno que consiste no aquecimento anormal das águas e que altera as condições de chuva no Nordeste. O documento mais recente do Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade (IRI, em inglês) aponta 80% de chances de ocorrência do fenômeno no período de fevereiro a abril do próximo ano. Porém, para o Ceará, é necessário que sejam observadas as anomalias de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) do oceano Atlântico, que interfere no posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Ceará.

Apesar desse cenário, Meiry Sakamoto reforçou que as condições podem mudar até janeiro, e que o prognóstico de chuvas será divulgado apenas no dia 18 de janeiro.

Fonte: Diário do Nordeste. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179