O procedimento de solicitação de renovação ou segunda via
de CNH é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e
clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova
tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do
registro da CNH, e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem
acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de
pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acesso a
renovação e a segunda via da CNH.
Nessa fase, o solicitante escolhe o serviço desejado e
preenche um formulário padrão, podendo até mesmo atualizar o endereço
residencial. Após finalizar o cadastro, será gerado uma página com o número do
Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e a finalização do
processo. Essa página com número do Renach deverá ser impressa pelo usuário e
levada juntamente com a documentação pessoal para ser apresentada no guichê de
atendimento do Detran, onde será iniciada a segunda etapa do procedimento, que
é a captura da imagem e das digitais do cidadão, sendo em seguida liberada a
emissão da CNH.
Já o pagamento da taxa gerada pelo serviço pode ser
realizado assim que o cidadão concluir a etapa online. Os meios utilizados para
a quitação pode ser pelo aplicativo do Banco do Brasil, imprimir a guia e pagar
diretamente no caixa do banco, ou mesmo buscar uma agência do Pagfácil e
informar o CPF, que o débito será localizado, podendo assim ser quitado pelo
usuário.
Com essa opção, ao chegar no Detran o cidadão já pula
duas etapas da abertura do processo, fazendo com que a conclusão do serviço
seja mais ágil. De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017
foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de
Habilitação (CNH).
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