Olho D'água do Borges/RN -

Meteorologistas afirmam que chuvas estão se mantendo entre na média e abaixo da média e que devem voltar a chover na próxima semana


A um mês do final do período chuvoso na região Nordeste, meteorologistas afirmam que as previsões de que as chuvas no Rio Grande do Norte este ano se mantivessem entre a média e até abaixo do volume médio do período tem se concretizado. Caso não haja chuvas regulares até o próximo mês, quando encerra o período chuvoso, o ano de 2015 será confirmado como mais um ano de seca na região. 

O meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, explica que, no Estado, as chuvas sofreram parada nos últimos dias, mas devem retomar até a próxima semana.

"Nosso período chuvoso se estende até meados de maio, mas nas últimas duas semanas não tem chovido na região devido a uma situação anômala: a onda planetária que colocou ar quente sobre o Nordeste. No entanto, percebemos que essa onda tem se afastado e deve voltar a chover no Oeste do RN na próxima semana", explica o meteorologista.

Gilmar Bistrot conta que, no litoral leste do Estado, deve voltar a chover já neste final de semana. No entanto, embora este ano as chuvas tenham se apresentado mais frequentes em algumas regiões do RN, somente dois municípios monitorados pela Emparn conseguiram alcançar volume de chuvas acumulado superior a 500mm este ano.

Mossoró, embora esteja entre os municípios com maior volume de chuvas acumulado este ano no Estado, até ontem registrou 405,9mm neste ano, número ainda distante da média de 800mm para o município e muito aquém dos 1.000mm desejados pelos agricultores.

"O ano de 2015 já era apontado como um ano de transição, com volume de chuvas menor, devido ao aumento da atividade solar, que são as explosões na superfície da nossa estrela. O ano passado registrou os maiores níveis de atividade solar e também teve baixo volume de chuvas", informa. 

FONTE: O Mossoroensse

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179