Olho D'água do Borges/RN -

MPF recebe representação contra manipulação de pesquisas eleitorais

O candidato do PSOL a governador, Robério Paulino, protocolou junto ao Ministério Público Federal, representação que visa moralizar a publicação de pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A iniciativa do candidato se deve ao fato de que o mero registro das sondagens, no órgão máximo da Justiça Eleitoral Estadual, não garante a lisura dos dados estatísticos apresentados.

Segundo Paulino, no presente pleito, foram publicadas pesquisas com dados díspares, algumas apresentando erros grosseiros, com diferenças superiores a 20%. De posse da representação, o MPF encaminhou para o procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso, que já se pronunciou a respeito. “Entregamos hoje pela manhã a representação no MPF e já foi distribuída para o MP eleitoral”, conta Robério.

Robério explica que a intenção da representação é permitir o acompanhamento da realização e tabulação das pesquisas, durante o período eleitoral. Ele informou que solicitou uma audiência com o procurador regional eleitoral, com o fito de reforçar o pedido e explicar a importância da ação, cuja providência, se acatada, será inédita no país. Caso venha a fiscalizar a realização de pesquisas, tidas como fortes instrumentos de manipulação da opinião pública, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte estará atuando de maneira pioneira em algo que poderá ficar como exemplo a ser seguido em outras unidades federativas do Brasil.

“Além de protocolarmos a representação, solicitamos uma audiência com o procurador regional eleitoral com o objetivo de conversar, explicar e reforçar a solicitação de providências. Queremos o direito de acompanhar as pesquisas. Queremos que os institutos de pesquisas façam reuniões com todos os avaliados, que estejam obrigados a convocar essa reunião, explicar a metodologia e que deem direito de algumas pessoas acompanharem as consultas e estarem presentes na tabulação”, ressaltou Paulino.

Veja mais AQUI


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179