Olho D'água do Borges/RN -

Emissora de rádio controlada pelo Deputado Gustavo Fernandes continua detonando líderes do DEMOCRATAS em Pau dos Ferros.

Está cada vez mais difícil de entender como será possível a deflagração de uma aliança entre os "bicudos" e "bacuraus" de Pau dos Ferros, em prol da candidatura de Henrique Alves (PMDB) ao Governo do Estado, se os membros das duas facções partidárias continuam trocando "farpas" em virtude das querelas locais.

Por exemplo: nesta semana a emissora de rádio Obelisco FM, controlada na cidade pelo grupo do Deputado Estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), intensificou as críticas contra os atos administrativos do Prefeito, Fabrício Torquato (DEM), através dos programas jornalísticos, dando ênfase aos problemas enfrentados pela gestão municipal na área da saúde, justamente a principal bandeira empunhada nas eleições pelo Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), que disputa à reeleição.

Mas, os ataques não pararam por aí... Sobrou até para o Ex-prefeito, Leonardo Rêgo (DEM), que também foi alvejado duramente pelos radialistas da emissora e políticos locais que foram entrevistados, chegando a ser responsabilizado pela existência de algumas obras no município que ainda não foram concluídas.

Sem querer entrar no mérito da veracidade das críticas, atenho-me apenas aos questionamentos políticos. Vamos a eles: Oras, como será possível para Henrique Alves promover uma união, mesmo que temporária, entre adversários locais históricos em torno de sua postulação se os próprios peemedebistas insistem em radicalizar com os neo-aliados pau-ferrenses? 

Indo mais além, pergunto: Por que o deputado peemedebista Gustavo Fernandes permite que seus funcionários detonem, ferozmente, os líderes partidários do DEM que estão prestes a anunciar apoio ao candidato a governador do seu próprio partido? 
Hum... Eu não digo é nada! 

Contudo, tenho quase certeza que se esse assunto chegar ao conhecimento de Henrique... O parlamentar pau-ferrense poderá sofrer com outro "carão" oriundo do líder bacurau, semelhante ao que lhe foi aplicado recentemente numa reunião realizada aqui na terrinha (Relembre AQUI).

Chegou a sua vez Gustavo: peça, com sutileza, o microfone dos seus aliados, antes que eles estraguem as coisas em Pau dos Ferros.


Fonte: Politica Pauferrense

Carlos Augusto vai “descontar” a “desfeita” de Agripino com Rosalba

Onde existir uma liderança do DEM, principalmente na região Oeste, o chefe da Casa Civil e esposo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM),Carlos Augusto Rosado, vai pedir para votar no candidato a deputado federal Betinho Rosado (DEM).
Aí incluídos os que na eleição passada votaram em Felipe Maia (DEM) para a câmara federal.
Carlos quer “descontar” em Felipe a “desfeita” que seu pai e senador José Agripino Maia (DEM) fez com Rosalba.
Fonte: Robson Pires

Dibson Nasser não desistiu da Assembleia

O ex-deputado Dibson Nasser (PSDB) ainda não desistiu de reaver sua cadeira na Assembleia Legislativa. Ele mandou coletar cópias das matérias de jornais e sites do estado, para provar que a liminar concedida a José Adécio (DEM) pelo ministro do TSE, Gilmar Mendes, foi amplamente divulgada com antecedência.

Vice-prefeito do DEM de Pedra Preta apoia Robinson

Lideranças do DEM do senador José Agripino Maia continuam declarando apoio a chapa da coligação “Liderados Pelo Povo”. O mais novo democrata a declarar apoio a Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado é da região Central.
O vice-prefeito Guilherme Teixeira (DEM) vai apoiar Robinson em Preta Preta. Na pequena cidade também a vereadora Cathirenny Teixeira (PSC) fica com o candidato do PSD para o Governo do Estado. Foto: Divulgação.

A diferença entre voto em branco e nulo

Uma das dúvidas mais comuns do eleitor é a diferença entre o voto em branco e o voto nulo? O voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”.
Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”. Os votos nulos e brancos não tem qualquer outra serventia para o pleito, do ponto de vista das
eleições majoritárias (presidente, governador e senador).

Julgamento do pedido de registro de Francisco José será terça-feira no TRE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgará, na próxima terça-feira, o pedido de registro de candidatura de Francisco José (PROS), pai do prefeito de Mossoró Silveira Júnior.

No processo há um pedido de impugnação feito pelo Ministério Público Eleitoral. A denúncia do Ministério Público Eleitoral é de que ele não teria cumprido o prazo da anualidade para a filiação ao PROS. Ou seja, para disputar o pleito deste ano, o político deve ter se filiado até o dia 5 de outubro de 2013. No sistema de registro do Tribunal Superior Eleitoral, não constava a informação do nome dele como filiado ao PROS.

Mas a defesa de Francisco José sustenta que todo processo foi feito no prazo e apresentou documentos de cartório onde consta a data de filiação como 5 de outubro.


Robinson Faria recebeu apoio dos prefeitos de Jandaíra e Pureza


O prefeito de Jandaíra, Beto Rique, do PR, declarou hoje apoio ao candidato a governador, Robinson Faria (PSD). Acomanharam a decisão do prefeito os vereadores Arinaldo Tavares (PR), Wellington (PR), Wdagno Sandro (PSB), Tiago Aguiar (DEM), o presidente municipal do PSD, João Costa e as lideranças Isaías Fernandes, Ubirajara, Júnior Carioca e Valério Costa, Silvano Pinheiro (PSB) e a ex-vice-prefeita Edilza Costa também decidiram pelo apoio a Robinson.

Tambem nesta quinta-feira a prefeita do município de Pureza, Maria Conceição e o ex-candidato a prefeito de Parelhas Humberto Gondim (PSD), anunciaram apoio a candidatura de Robson Faria ao governo do Estaod

DEM de Pau dos Ferros caminha para 'racha' pensando em 2016


No dramalhão do Democratas de Pau dos Ferros, que não decidiu se vai ou não vai para o palanque do candidato a governador Henrique Alves (PMDB), um detalhe ainda não visto pelo grande público: a necessidade de o prefeito Fabrício Torquato e o ex-prefeito Leonardo Rêgo se separarem politicamente, por uma questão de sobrevivência.

De lado a lado, esse detalhe é de fácil entendimento. Fabrício tem o direito natural à reeleição em 2016, enquanto Leonardo precisa voltar à Prefeitura, uma vez que político sem mandato perde substância. Como o presidente do DEM nacional e estadual, senador José Agripino Maia, não deixou Leonardo ser candidato neste ano, restou-lhe a disputa municipal que se dará daqui a dois anos.

Como se pode observar, os projetos de Fabrício e Leonardo são conflitantes; daí, o caminho natural do rompimento. Reconheça-se que, se a separação ocorrer, como de fato deverá ocorrer, não será por questão pessoal ou desentendimento ocasional, mas, sim, por sobrevivência política mesmo.

Nos bastidores, sabe-se que o atual prefeito já fechou apoio à chapa Robinson Faria (governador)/Fátima Bezerra (senadora). Por uma questão de estratégia, ele só anunciará depois de Leonardo Rêgo tomar a sua decisão.

A situação de Leonardo é delicada, uma vez que se encontra numa verdadeira sinuca de bico. Optando por Robinson e Fátima, chegará atrasado, por culpa própria, já que preferiu retardar a sua decisão. Nesse caso, Fabrício ficará bem na fita, porque chegou primeiro. Caminhando para o palanque de Henrique Alves e Wilma de Faria, chegará tarde para se abraçar com adversários históricos, que são os condutores do palanque em Pau dos Ferros. Pior do que isso: Leonardo terá de engolir o que disse sobre o ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB) e cia., considerados, por ele, os responsáveis por arrasar a terra pau-ferrense.

Abre as aspas para as palavras de Leonardo: Eu não subirei no palanque desse povo. Fecha as aspas. As palavras do ex-prefeito estão bem vivas na mente dos conterrâneos. Mudar, agora, é se tornar figura comum no malabarismo da política de ocasião. E isso não é do seu perfil.

A terceira e última opção seria ficar de fora do processo eleitoral no que diz respeito à disputa majoritária, limitando-se a cabo eleitoral de candidatos proporcionais, correndo enorme risco de ficar alijado do cenário, até porque é como diz a máxima futebolística: time que não joga, não tem torcida. E sem torcida, leia-se eleitor, não tem como projetar retorno em 2016.

Esse dilema tem um final previsto: o rompimento.


Fonte: Cesar Santos 

Pesquisa revela que 84% dos eleitores do RN ainda não escolheram em quem votar

Muita gente afirmava: deixe a campanha começar que vai aumentar o interesse do povo pelas eleições. Contudo, depois de, praticamente, um mês de campanha, o que se vê é que o desinteresse dos eleitores ainda continua. Afinal, segundo o novo levantamento da Consult Pesquisa/ 96 FM (o terceiro desde junho), um percentual de 84% dos entrevistados afirmou não saber ou não votar em nenhum candidato que disputa o Governo do RN, mostrando que ou eles não sabem quem está na disputa, ou ainda não foi convencido por qualquer um dos nomes.

Afinal, isso é apontado pela pesquisa “não estimulada” da Consult, ou seja, que perguntou em quem o eleitor entrevistado votará sem dar os nomes que estão concorrendo pela chefia do Executivo Estadual. Faz, precisamente, um mês que as convenções para definição dos candidatos ocorreram e depois de várias matérias jornalistas, feitas por diferentes veículos de comunicação, mostrando o plano de governo dos concorrentes, o eleitor demonstrou um considerável desinteresse e indecisão sobre o assunto.

Sobretudo, desinteresse, porque quando se disse quem está concorrendo na campanha, o nível de dúvida até diminuiu o percentual de 84% de indecisos – somando 70,4% de “não sabe dizer (em quem votará)”, com 13,6% de “não votará em ninguém”.

Porém, é importante ressaltar que não é só desinteresse pela campanha. É, também, desinteresse pelos candidatos que estão na disputa. Desinteresse e indefinição, porque mesmo na pesquisa estimulada, quando os nomes dos concorrentes foram citados, quase metade dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não votar em nenhum.

Aí, inclusive, um fato curioso: se 13,6% dos entrevistados disseram não votar em ninguém quando a Consult não disse quem era os candidatos, 18,88% afirmaram não votar em nenhum deles depois que souberam quem estavam na disputa. Isso mesmo: na estimulada, a rejeição a todos os nomes subiu mais de cinco pontos percentuais.

De qualquer forma, Henrique se manteve a frente do principal adversário, Robinson Faria (PSD), nos dois tipos de levantamento – não estimulado e estimulado. No primeiro, alcançou 9% dos votos. No segundo, quadruplicou esse número, chegando aos 37%. Robinson Faria saiu de 4,65% da pesquisa não estimulada para os 22,7% da estimulada, também elevando consideravelmente o seu percentual.

Porém, se comparado com o levantamento da mesma Consult de 10 dias atrás, é possível encontrar uma leve queda dos dois principais nomes e também um aumento da popularidade dos três nomes que completam a disputa: Robério Paulino (PSOL), Araken Farias (PSL) e Simone Dutra (PSTU). Também destaca-se que houve uma redução da vantagem de Henrique: que era de 15,36% e agora é de 14,3%.


Fonte: Jornal de Hoje

Analisando a pesquisa da Consult

Um mês após as convenções, com candidatos já em campanha, a Consult realiza mais uma pesquisa. A revelação fica por conta do altíssimo número de eleitores sem candidato no levantamento espontâneo. Estamos a pouco mais de dois meses para o dia da eleição e temos 84% do eleitorado sem candidato a governador e 74% também não tem candidato ao Senado.

INDEFINIÇÃO
Os números mostram que há total indefinição do pleito majoritário deste ano. Não há vantagens definitivas ou situações consolidadas; a campanha no rádio e na TV é que poderá desenhar um quadro mais nítido da preferência do eleitor potiguar.

QUEDA
O que mais impressiona na pesquisa, além do alto número de indecisos, é o fato do deputado Henrique Alves comandante do acordão com cerca de 20 partidos e mais de uma centena de prefeitos, quase a totalidade dos deputados estaduais e dos vereadores de Natal, não ter conseguido crescer nada. Pelo contrário. O candidato do PMDB caiu em relação à pesquisa anterior.

REALIDADE
A cúpula do acordão sabe que a suposta vantagem numérica de Henrique sobre Robinson Faria é irreal e aponta para uma inquestionável derrota do superpalanque. Afinal, em junho, Henrique tinha 38,24% e agora ficou com 37,06%. Ou seja: com um mês de campanha e um festival de adesões, a candidatura de Henrique perdeu pontos percentuais ao invés de crescer.

PESO
Qualquer candidato que estivesse com um agrupamento de forças como esse de Henrique, teria a obrigação de disparar na preferência do eleitor. Porém, contrariando todas as expectativas possíveis, Henrique ganha apoios em todas as regiões e perde votos. É a confirmação do peso que carrega o acordão.

GORDURA
Para Henrique ter tranqüilidade quando a propaganda no rádio e na TV começar, seria necessário que ele tivesse ‘gordura’ para queimar durante esse período. Em breve comparação, podemos citar que Rosalba Ciarlini, nessa mesma época, tinha 63% de intenção de votos e quase Iberê leva a eleição para o segundo turno. A mulher de Carlos Augusto terminou o pleito com 52%.

CRESCIMENTO
O principal adversário de Henrique, Robinson Faria, em comparação com levantamento de junho, também caiu; menos do que o candidato do PMDB, mas caiu. O pai de Fábio não conseguiu capitalizar o voto do eleitor que decidiu não votar em Henrique. Precisa reagir e intensificar o trabalho de corpo a corpo nas maiores cidades. Do contrário, mesmo Henrique sendo pesado, poderá ganhar a eleição por absoluta inércia de seu adversário.

SENADO
A disputa pela única cadeira de senador, também inspira cuidados para a favorita, ex-governadora Wilma de Faria. Além de alta rejeição na cidade que administrou, Wilma também não conseguiu uma dianteira folgada, que lhe proporcionasse tranqüilidade para o início dos programas na TV e no rádio.

DESGASTE
O problema para Wilma é que a campanha de fato ainda não começou e a exumação de escândalos em sua gestão poderá lhe tirar pontos importantes no eleitorado, provocando-lhe um desgaste perigoso. Na comparação entre as duas pesquisas, Fátima cresce e Wilma cai. São percentuais pequenos, mas significa que Wilma também não foi beneficiada pelo acordão e o apoio de centenas de lideranças e vários partidos.

Da coluna Tulio Lemos


Francisco José suspende campanha eleitoral e diz que aguardará julgamento do registro da candidatura

Pai do prefeito de Mossoró Silveira Júnior, Francisco José confirmou hoje que suspenderá todas as ações de campanha até que o Tribunal Regional Eleitoral aprecie o pedido de registro de candidatura. Ele responde a um pedido de impugnação de registro sob acusação de que se filiou ao PROS depois do prazo final de registro, que seria 5 de outubro de 2013.

“Essa atitude surge devido a decisão do candidato Francisco José de não transformar essa campanha numa batalha judicial e nem de envolver seus militantes em qualquer situação ou sentimento de insegurança. Dessa forma, em sendo deferida a candidatura, todo o processo será retomado em sua normalidade e com ainda maior empenho e dedicação do que vinha sendo conduzido até agora”, diz o trecho da nota, emitido pela coordenação de campanha do candidato do PROS.

Fonte: Panorama Politico


Presidente do PHS, vereador Maurício Gurgel apresenta Robinson como seu candidato a governador


O vereador de Natal, Maurício Gurgel (PHS), reuniu amigos na noite desta quarta-feira na Cidade da Esperança para apresentar seu candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD).
O PHS, partido que Maurício preside em Natal, está na coligação puxada pelo candidato a governador Henrique Alves (PMDB), mas o vereador decidiu apoiar Robinson.

Fonte: Thaisa Galvão

Expectativa sobre o apoio politico de Rosalba Ciarline

A governadora Rosalba Ciarlini está cada vez mais perto de anunciar seu candidato a governador nas eleições deste ano.

E a decisão poderá surpreender muita gente.
Pois a notícia que circula nos bastidores é de que a gestora analisa a possibilidade de subir no palanque do advogado Araken Farias, do PSL, ex-coordenador geral do Procon durante sua administração.

Seria a oportunidade para também protagonizar a disputa, sem precisar dividir os holofotes com Henrique e Robinson. Araken é visto como uma boa opção pelos rosalbistas por ter imagem limpa e não ser ligado a nenhum grupo político que, de uma forma ou de outra, atingiu a gestão do DEM nos últimos anos.

O anúncio pode ser feito nas próximas semanas. É aguardar.

Da coluna Daniela Freire

Teto de sala de aula desaba no interior do Rio Grande do Norte


O teto de uma das salas da Escola Estadual Dom Joaquim de Almeida, em Várzea, interior do Rio Grande do Norte, desabou na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação e Cultura (Seec), não havia ninguém no local no momento em que o telhado caiu.


A assessoria também confirmou que uma equipe do setor de engenharia da pasta estava na região e foi na escola pouco tempo depois do desabamento. Entretanto o resultado da perícia feita na estrutura ainda não saiu e ainda não é possível confirmar o motivo do acidente.

O assessor de comunicação da Seec, Eduardo Colin, alertou para a importância de os diretores das instituições de ensino fazerem inspeções periódicas nos telhados das escolas. "A secretária, inclusive, repassou esta informação aos diretores regionais de educação para que eles informem os diretores das instituições", afirma.

Quanto à escola Dom Joaqueim de Almeida Colin garante que a Secretaria vai iniciar nos próximos dias o processo de recuperação do teto.

fonte: G1/RN
 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179