Olho D'água do Borges/RN -

Uso de Máscaras em locais fechados voltam a ser recomendadas em todo o RN

 

O uso da máscara em locais fechados voltará a ser recomendado em todo o Rio Grande do Norte. Em portaria que será publicada nesta terça-feira (07), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) levou em consideração o aumento de casos de covid-19 no Estado. O uso, no entanto, não é obrigatório. A última quinzena de maio apresentou aumento de 22% de casos em relação ao mesmo período de abril. Além disso, nos últimos 15 dias foram notificados 3.152 casos confirmados no Estado. 

O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no Rio Grande do Norte, em ambientes fechados, no dia 6 de abril. Em espaços abertos, a proteção já não era exigida desde o dia 16 de março. Em Natal, a desobrigação do uso das máscaras vigora desde 09 de março. O uso obrigatório de máscaras no Estado era desde o dia 07 de maio de 2020. À época, o decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) estipulava uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento. 

O aumento de casos de covid vem sendo registrado nos boletins epidemiológicos da Sesap. De acordo com a plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz, em maio, por exemplo, alguns dias do mês registraram altos patamares, como o dia 30 e 31 com 928 e 198 casos, respectivamente, e o dia 24, com 254, e o dia 12, com 145 registros. A última vez que esses índices diários acima de 100 casos haviam sido atingidos foi no dia 14 e 20 de abril, com 295 e 251 casos, respectivamente.

Para o imunologista Leonardo Lima, pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica da UFRN (LAIS/UFRN), ainda não é possível dizer se o momento da pandemia representa uma nova onda da covid-19 ou se se trata apenas de uma sazonalidade. 

“O que temos observado é um novo ciclo de infecções nos pacientes mais vulneráveis, como idosos ou os que não tomaram vacinas nem completaram o ciclo. O que temos visto é que esse período de chuvas, em que as pessoas ficam mais aglomeradas, próximas, e já não tínhamos o uso frequente das máscaras, tudo isso pode ter contribuído para esse aumento”, aponta.

  Veja mais aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179