Olho D'água do Borges/RN -

Município de Olho D’água do Borges já acumula 837,4mm chuva nos cinco primeiros messes do ano.

 

De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisas Agropecuária do Rio Grande do Norte, Emparn, o município de Olho D’água do Borges, já acumulou de 01 janeiro a 31 de maio, 837,4mm de chuvas. Em algumas comunidades rurais houve um volume maior de chuvas, como no Sitio Brejo que choveu 916,8mm, no mesmo período.

A distribuição de chuvas nesse período ocorreu da seguinte forma:

  • Janeiro – 188,6mm;
  • Fevereiro – 47,2mm
  • Março – 246,8mm
  • Abril – 215,8mm
  • Maio – 137,6mm

A pesar do volume de chuvas acima da média, os açudes públicos do Brejo e Bela Flor, encontram-se com volume d'água inferior a 40% de suas capacidades. O Caso mais grave é o açude publico do Riacho do Cunha, que encontra-se totalmente seco, como diz o sertanejo, “com a lama rachada”. 

Os outros pequenos reservatórios particulares, também encontram-se na mesma situação, inclusive os cacimbões também tomaram pouca agua.

A razão para essa situação é que as chuvas caídas no município, foram finas e com distribuição irregular.

No que se refere as pastagens para os animais, não há o que reclamar, pois tem muita forragem nativa, como também os produtores plantaram muito milho e sorgo, para suprir a alimentação do seu rebanho no período da escassez de alimento no período da seca.

O grande problema enfrentado pelos produtores rurais do município, está no custo muito alto de mão de obra e maquinas agrícola para a fabricação da silagem.    

Veja os dados da Emparn aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179