Olho D'água do Borges/RN -

Governo sanciona piso dos professores após deputados retirarem reajuste anual automático e alterarem forma de pagamento

 

A governadora Fátima Bezerra sancionou o reajuste do piso dos professores, nesta quarta-feira (30). O pagamento da primeira parcela acontecerá no próximo sábado, dia 02, numa folha suplementar.

A Lei traz alterações em relação ao projeto enviado à Assembleia Legislativa em dois importantes pontos: as porcentagens de parcelamento nos vencimentos que serão pagos até dezembro, e também na tentativa do governo de realizar o reajuste anualmente por Decreto.

A Mensagem 008/22 da Governadora Fátima Bezerra ao presidenta da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira tinha no seu 2º artigo a autorização do governo estadual atualizar, anualmente, a partir de 2023, os salários dos professores mediante a ato normativo. Sem precisar do aval dos deputados.

Mas esse artigo foi alterada: Ao invés de um Decreto uma Lei Estadual deve ser enviada pelo governo para os deputados discutirem e aprovarem anualmente.

Parcelas de pagamento alterada

Os 33,24% de reajuste serão pagos assim: 15,03% em março de 2022; 7,64% em novembro de 2022; e 7,64% em dezembro de 2022.

O governo havia acordado e anunciado outras porcentagens. Seria: até 15,03% em março; até 6% em novembro e até 9,28% em dezembro.

Deputados temiam que o “até” da proposta fosse fazer com o que o governo pagasse uma porcentagem menor do que a acordada. A palavra foi retirada da Lei, e as parcelas foram alteradas pelos deputados. O projeto foi aprovado na ALRN após articulação do deputado Francisco do PT, que é professor e líder do governo na Casa.

Fonte; SINSP/RN

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179