Olho D'água do Borges/RN -

IPERN suspende 50% de aposentadorias e pensões de quem não fez prova de vida para os nascidos em setembro e outubro; saiba como regularizar

 

Muitas pessoas entraram em contato com o SINSP para informar que tiveram cortes 50% de suas aposentadoras e pensões pelo IPERN em janeiro. A suspensão, segundo o presidente do Instituto Nereu Linhares, aconteceu como uma forma de que os beneficiários se apressem em regularizar sua situação com o IPERN.

“O valor vai ser devolvido quando o aposentado ou pensionista procurar o IPERN. Fizemos campanha na imprensa para que todos nascidos a partir de setembro procurassem o IPERN para fazer a prova de vida, mas muitos não foram regularizar a situação”, informou Nereu Linhares.

Segundo o presidente do IPERN, para os nascidos em setembro e outubro, caso sigam sem se apresentar ao Instituto, o pagamento será cortado integralmente.

Nereu ainda informou que os nascidos em novembro e dezembro devem fazer logo a prova de vida, pois em fevereiro os que não fizerem vão ter 50% das aposentadorias e pensões suspensas, como fora de aviso.

Como fazer a prova de vida

A retomada da prova de vida pela previdência estadual começou no mês de setembro de 2021, ela é obrigatória e para realizar  é necessário comparecer a uma das unidades do IPERN, localizadas nos seguintes municípios: Sede em Natal, agências em Mossoró e Caicó, e nas Centrais do Cidadão localizadas em Alexandria, Alto do Rodrigues, Apodi, Caraúbas, Ceará-Mirim, João Câmara, Macaíba, Macau, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu e São Paulo do Potengi.

É necessário comparecer munido dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência, e não precisa marcar horário. O atendimento acontece na sede, em Natal, entre as 8h e 15h, e nos municípios do interior, dentro do horário de cada central do cindadão.

Aposentados e pensionistas que residem foram do RN

Os aposentados e pensionistas que residem em outros estados podem fazer a prova de vida através dos correios.

Para isso será necessário preencher o formulário de recadastramento, disponível no site do IPERN: www.ipe.rn.gov.br

Acessando o site, clica em serviços, em seguida clica no link Formulários e faz a opção por:  Recadastramento Aposentados Fora do Estado, ou Pensionistas Fora do Estado, se for o caso.

Imprimir e preencher o formulário manualmente, a assinatura no formulário terá que ser feita no cartório, para que tenha o  Reconhecimento de Firma por Autenticidade.

Anexar ao formulário cópia autenticada da Carteira de Identidade, do CPF (se o CPF não constar na identidade) e um comprovante de residência atualizado.

Enviar essa documentação pelo Correio, para o seguinte endereço:

IPERN

Rua Jundiaí, Nº 410 - Tirol

CEP 59020-120     Natal RN

Saiba mais:

Prova de vida: aniversariantes entre janeiro e agosto devem esperar 2022; IPERN convoca nascidos em setembro, outubro e novembro

Prova de vida retorna para nascidos a partir de setembro; servidores aniversariantes entre janeiro e agosto devem esperar 2022

Fonte: SINSP

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179