Olho D'água do Borges/RN -

02 de novembro – Dia de Finados

O Dia de Finados, é comemorado em muitas culturas e religiões em 2 de novembro, como é o caso do Brasil, é uma data reservada, principalmente, para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram. 

As formas de celebração, no entanto, podem ser bastante diversificadas. Algumas religiões, como a católica, reúne os seus fiéis para rezar e visitar túmulos, numa atitude religiosa de recolhimento, reflexão e compaixão.

Já em certas culturas, como a mexicana, a tradição gira em torno de celebrações festivas, com comidas, bebidas, danças e pinturas faciais e vestimentas típicas. 

As diferenças também podem ser observadas nos nomes atribuídos à data: dia dos fiéis defuntos, día de los muertos, dia de finados etc. 

Apesar das diversas origens e expressões, o significado essencial se mantém o mesmo: honrar e prestar homenagens aos mortos. 

A origem da celebração aos mortos pode ser atribuída aos astecas, que faziam homenagens aos seus deuses, entre eles aquele conhecido como o Senhor do Reino dos Mortos, Mictlantecuhtli. 

Quando se trata do catolicismo, a festa de todos os santos foi instituída no ano 835 d.C. pelo Papa Gregório IV como forma de lembrar e honrar os fiéis católicos que já tinham partido, mas que nunca eram lembrados nas festividades e no calendário da igreja no geral. 

O dia 2 de Novembro, dia de finados, é celebrado no catolicismo com a reunião dos fiéis para rezarem por todas as almas que se encontram no purgatório aguardando o dia do julgamento final. 

Muito além de orações intercedendo por todos aqueles que já partiram, o propósito deste dia é pedir pela bem-aventurança dos entes queridos perante Deus, para que este conceda misericórdia e paz às almas dos falecidos.

No dia finados, são realizadas três missas especiais para interceder pelos fiéis defuntos. 

A morte é uma certeza para todos e faz parte do ciclo da vida. No entanto, nem sempre ela precisa ser pensada com pesar, embora o luto seja um momento que deve ser vivido e sentido em toda a sua profundidade e representação. 

As homenagens aos entes queridos podem ser realizadas de muitas maneiras, não apenas no dia de finados, mas em outras ocasiões. 

A construção de uma lápide sob o túmulo de um falecido, por exemplo, é uma maneira simbólica e significativa de homenagem. 

A realização de visitas e a colocação de flores e outros enfeites nos túmulos, assim como as orações e momentos de recordação, também são formas de homenagens sinceras para celebrar a vida e honrar a morte de pessoas queridas que já não estão mais entre nós. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179