Olho D'água do Borges/RN -

Covid-19: RN tem 60 cidades com taxa de transmissibilidade em 'zona de perigo'

 

No Rio Grande do Norte, 60 municípios estão com taxa de transmissibilidade da covid-19 enquadrada em "zona de perigo" (indicador maior que 2). Estatiscamente, o índice mostra a quantidade de pessoas que um infectado contaminará. Um total de 36 cidados do RN estão em zona segura (abaixo 1) e 67 estão em área de risco (entre 1,03 e 2). Na zona neutra (entre 1 e 1,03), estão 4 municípios. Os dados são da Plataforma Coronavírus RN, gerida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

Estão seguras quanto à transmissibiidade, as regiões de Saúde de Mossoró, Caicó e Paus dos Ferros. Já a Região Metropolitana, Açu, João Câmara, Santa Cruz e São José de Mipibu estão classificadas como em zona de risco.

No boletim mais recente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apontou 92.647 casos de covid-19 confirmados no RN, 38.431 casos suspeitos e 223.706 casos descartados. O número de mortes no estado está em 2.678. Outros 382 óbitos estão sendo investigados e 709 estão descartados.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, o aumento na quantidade de confirmados e descartados ocorre pelo aumento da capacidade de testagem e dadisponibilização de materiais aos municípios, além da mudança nos critérios para a população elegível para fazer os testes.

"Em sua grande maioria, são de pacientes testados por sorologia, que identifica se o paciente teve contato com o vírus ao longo da pandemia, ou seja, nem todos são pacientes ativos", afirmou Lucchesi.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179