Olho D'água do Borges/RN -

Município de Olho D’água do Borges desenvolve ações junto aos pequenos agricultores visando aumentar o volume de contratação do Agroamigo

O agente de Desenvolvimento do Município de Olho D’água do Borges, junto com o Agente de Credito do Agroamigo no município,  vão desenvolver um trabalho de mobilização junto aos pequenos produtores rurais no sentido de aumentar o volume de contrações do credito no município. O Agroamigo é o Programa de financiamento Rural do Banco do Nordeste que visa melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste.

O credito tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade dos empreendimentos rurais, a equidade de gênero no campo, a inclusão financeira dos(as) agricultores(as) familiares e a redução de desigualdades, apoiando as atividades agropecuárias.

Para acessar o crédito é preciso que o agricultor possua a Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar emitida pela EMATER, e em seguida procurar o agente do agroamico, que atende um dia por semana no município, tanto  nas comunidades rurais, como também no sindicato dos trabalhadores e Secretária Municipal de Agricultura, que funciona na sede da Prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges. Qualquer duvidas, procure o Agente de Desenvolvimento, Gilberto Dias, para maiores esclarecimentos.

O financiamento para os produtores com DAP B vai até R$ 5.000,00, com abatimento de 40%, e dois anos para pagar. O financiamento pode ser feito para investimentos como, construção de cercas, cacimbão, poços, aquisição de animais e outros fins.

O Município de Olho D’água do Borges tem 795 agricultores(as) cadastrados na DAP B, desses, 555, estão inativos. Só 240 agricultores estão com suas DAP ativas. É importante que essas pessoas procurem atualizar suas DAPs, tendo em vista, que é um documento importantíssimo para os agricultores. Sem ele, você fica impedido de fazer financiamentos em bancos, comprar milho na CONAB, entre outras implicações.

Para fazer nova DAP ou regularizar as inativas, os produtores devem procurar Cleise, Técnica da Emater local,  que está atendendo na Secretaria Municipal de Agricultura,  de segunda a sexta-feira, no horário das 8:00 às 12:00hs, portando os seguintes documentos:

  • CPF e RG
  • Titulo de Eleitor;
  • Doc. Da terra (Escritura, Contrato de Parceria, comodite, se for o caso);
  • Cadastro Ambiental;
  • Ficha Sanitária dos animais;
  • Certidão de casamento (Se for o casado civilmente);
  • Comprovante de residência;
  • NIS
  • CINS.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179