Olho D'água do Borges/RN -

Após protesto de professores, Fátima faz proposta mas categoria mantém greve

Centenas de trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino, em greve desde 05 de março, realizaram o 1º Ato Público em prol da implantação do reajuste do Piso Salarial 2020. Eles protestaram contra as propostas até então apresentadas pelo Governo do RN para aplicação dessa correção. A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) em frente à sede da Governadoria, no Centro Administrativo.

Profissionais de Natal e de municípios do interior do Estado se fizeram presentes no Ato. Além de defenderem a implementação do reajuste do Piso salarial, também protestaram por um Fundeb Permanente na Educação Pública e contra a Reforma Estadual da Previdência.

Durante o ato, uma comissão formada por professores e representantes do SINTE/RN solicitou reunião com o Governo. A comitiva foi recebida pelo Secretário de Educação, Getúlio Marques, e pelo Secretário do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

A expectativa da direção do Sindicato era que o Executivo apresentasse uma nova proposta para pagamento da correção do Piso, condizente com os direitos dos professores e professoras. Todavia, em comparação com a proposição anterior, o Governo apenas indicou que o pagamento do retroativo poderia ser feito ao longo de 2021, diminuindo de dois para um ano o tempo desse parcelamento, ou seja, em 12 vezes.

O Governo também prometeu antecipar esse pagamento caso entre em caixa recursos do Fundef. A proposta, no entanto, não satisfez a comissão.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, avalia que o ato foi bem sucedido, com participação expressiva da categoria. Fátima pontua ainda que o movimento deve crescer nos próximos dias.

A greve na Rede Estadual segue por tempo indeterminado. O SINTE lembra aos trabalhadores que na sexta-feira, 13 de março, haverá Assembleia de avaliação e organização da greve, com início às 14h30 na E. E. Winston Churchill, Centro de Natal.

Fonte: Portal Grande Ponto


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179