Olho D'água do Borges/RN -

VCAN e ZCIT atuam favorecendo chuvas no Nordeste

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil com exceção do interior da Bahia onde o ar está mais seco. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido e a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical..

Porém, um novo vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN entre o  leste de Pernambuco e da Paraíba vai favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade, principalmente sobre as áreas litorâneas deste dois estados.  

Nesta quinta-feira, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas na faixa litorânea entre Recife e São Luis. O tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia por vezes com moderada intensidade. 

O tempo continua seco em parte da Bahia e não há expectativa de chuva no interior e oeste do estado e no sul do Piauí. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

Fonte: Climatempo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179