Olho D'água do Borges/RN -

Crescimento da população idosa reforça necessidade de ações destinadas ao público

Pessoas com 65 anos já representam mais de 10% da população brasileira e, até 2060, os idosos devem ser 25,5% do total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. A previsão reforça a importância do poder público em se preparar para a mudança demográfica. Nesse contexto, o Dia do Idoso 2019 chamou a atenção para o entendimento de que “Envelhecer com qualidade de vida é possível”.

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que 29,3 milhões de brasileiros são idosos. O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), do ano passado, apontou a dependência desse grupo aos serviços públicos, como: 75,3% dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Já, a Pesquisa Nacional de Saúde mostrou que do público 24,6% têm diabetes, 56,7% hipertensão e 66,8% excesso de peso.

Um problema frequente, porém, evitável, entre o público, é a ocorrência de acidentes. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as principais causas de mortes acidentais de idosos são atropelamento e quedas, que afetam a qualidade de vida das pessoas mais velhas, causam lesões e fraturas, além de medo e isolamento social. As pesquisas comprovam a necessidade de politicas voltadas a esse público, inclusive preventivas.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso foi comemorado no início de outubro, com objetivo de conscientizar para o fato de a idade chegar e com ela novas dificuldades e desafios, que envolvem a sociedade de modo geral, a família e as políticas públicas. Segundo destaca da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os Entes municipais têm autonomia para desenvolver as ações e devem fazê-las de forma integrada.

Veja mais aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179