Olho D'água do Borges/RN -

Tradicional Festa do Bode de Mossoró começa nesta quinta (15)

Mossoró abriga a partir desta quinta-feira (15), a 21ª Festa do Bode, reunindo cerca de 1.200 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos, no Parque de Exposições Armando Buá. O evento é uma realização do Governo do RN, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Sape, Prefeitura Municipal de Mossoró e Associação Norte Rio Grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos – Ancoc. A tradicional festa conta ainda com o apoio do Projeto Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas transitem no Parque nos próximos dias 15, 16 e 17.

“A Festa do Bode é a segunda maior exposição agropecuária do nosso Estado, ficando atrás somente da Festa do Boi. Já consolidada no calendário de eventos como uma excelente oportunidade de realização de negócios, não só no campo da agropecuária, mas também no comércio, turismo e serviços. Importantes cursos e oficinas vão levar capacitação ao pequeno e médio trabalhador do campo, ampliando seus conhecimentos na utilização do leite e melhor aproveitamento das carnes”, enfatiza o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.

A grande novidade desta edição é a 1ª ExpoSindi, uma exposição de gado bovino da raça Sindi, puro de origem, com aproximadamente cem animais. Outro evento dentro da programação acontecerá no sábado (17), o Leilão Terra da Liberdade, com curral de negócios de caprinos, ovinos, bovinos e equinos. A programação inclui ainda julgamento de animais, torneio leiteiro, concurso de culinária, cursos, palestras, oficinas, feira de artesanato, espaço gastronômico, seminários, apresentações artísticas e culturais, estação tecnológica, entre outras atividades.

Outros órgãos do Governo do RN, também participam do evento, com demonstrações de produtos e serviços aos visitantes, como a Emparn, Idiarn, Emater e Sedraf. Instituições financeiras com a Agência de Fomento do RN – AGN, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal estarão oferecendo condições de créditos especiais para os produtores.

Durante a 21ª Festa do Bode, também acontecerá o lançamento oficial do Selo de Inspeção Sanitária do Brasil (SISB), que é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal. Mossoró será o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB, o que vai facilitar a comercialização, em nível nacional, de produtos de origem animal e vegetal produzidos na cidade.

A abertura oficial da 21ª Festa do Bode está prevista para a sexta-feira (16), às 19h, com a presença de autoridades, produtores e criadores rurais e sociedade civil. Confira toda programação oferecida.

Veja a programação completa aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179