Olho D'água do Borges/RN -

Governo de Fátima Bezerra completou seis meses neste domingo, e nada mudou no RN.

Terminou neste domingo, 30, a primeira metade do primeiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). E o sentimento é que o governo perdeu 180 dias porque o cenário de crise e de ineficiência da máquina pública deixado pelo ex-governador Robinson Faria (PSD) permanece o mesmo, castigando a população potiguar.

Para chegar a essa conclusão, vamos pegar os quatro maiores problemas transferidos por Robinson e que o governo Fátima mantém do mesmo jeito:

1 – Salários atrasados:
Os servidores públicos amargam três folhas em aberto – novembro, dezembro e 13º salário de 2018. O atual governo só conseguiu “limpar” o restante do 13º salário de 2017. A governadora Fátima prometeu atualizar o pagamento com a venda de receitas antecipadas dos royalties de petróleo e gás, mas não obteve sucesso no pregão. Essa possibilidade de receita acabou sendo “congelada” por falta de interessados no pregão eletrônico. O governo não tem um “plano B” para os salários atrasados.

2 – Rombo na previdência estadual:
O Estado do RN continua fechando todos os meses com um déficit de R$ 130 milhões, assim como vinha ocorrendo na gestão Robinson. A governadora Fátima Bezerra tem se posicionado contra a reforma da previdência, logo, não acena para mudança no sistema previdenciário estadual, que vai continuar dando prejuízo e aumentando o “rombo” nas contas públicas.

3 – Dívida com fornecedores e prestadores de serviços:
O “resto a pagar” de R$ 2,6 bilhões foi engavetado por uma resolução do atual governo, que determinou o pagamento apenas de contas geradas a partir de 2019. Ou seja, o governo Fátima não elaborou um planejamento ou adotou medidas para honrar esses compromissos essenciais. Por consequência, vários setores da máquina pública sofrem com a ameaça de paralisação de serviços e a suspensão de fornecimento, principalmente em áreas vitais como a saúde pública.

4 – Limite prudencial
De acordo com relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), que sugeriu a reprovação das contas de 2017 da gestão Robinson Faria, o governo compromete mais de 71% de sua Receita Líquida com gastos de pessoal. Isso significa que o Estado supera em mais de 11% o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo Fátima não atacou esse grave problema porque não teve coragem de adotar medidas amargas que, certamente, atingiriam a sua popularidade.

A governadora decidiu manter a mesma estrutura funcional, inclusive, criando novas secretarias, embora não tenha aumentado o número de cargos em comissão. No entanto, ao manter o mesmo número de cargos, o atual governo não fez o enxugamento necessário e urgente, o que significa dizer que o RN permanece acima do limite prudencial.
Pois bem.

Ao repetir o modelo de gestão de Robinson, continuando com práticas idênticas, e se negar a adotar as medidas que são realmente urgentes, a governadora Fátima desperdiça o momento certo de tomar as decisões que julga antipáticas, porém necessárias. Como ainda tem o apoio de parte da sociedade e dos sindicatos, que lhes dão tranquilidade, a governadora deveria fazer o que tem que ser feito:

Reduzir a máquina com extinção de secretarias e cargos; venda de passivos; privatizar empresas que só geram despesas; promover mudanças no sistema previdenciário; e, principalmente, atender às exigências do Tesouro Nacional para receber os benefícios do “Plano Mansueto”, que vão socorrer os Estados quebrados, como é o caso do RN, mas se estes fizerem o dever de casa.

O momento é agora; o RN não pode perder mais seis meses.

Frase da governadora Fátima Bezerra, no discurso de posse em 1º de janeiro de 2019: "Nosso foco, antes de mais nada, será organizar as contas para colocar em dia o pagamento dos servidores."

Do Blog: Sem falar na crise da educação, saúde e falta de segurança que continuam dos mesmo jeito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179