Olho D'água do Borges/RN -

El Niño está se dissipando e meteorologia prevê bastante chuva já em outubro

A Somar meteorologia divulgou uma previsão bastante animadora de chuvas para a região de Campo Maior e para todo o estado do Piauí a partir da próxima estação. A primavera, que começa em meados de setembro e se estende até dezembro, embora conhecida pelas altas temperaturas, deverá registrar eventos de chuva no estado.

O gráfico abaixo mostra que o fenômeno El Niño, principal responsável pela irregularidade e má distribuição das chuvas sobre o Norte e, principalmente, no Nordeste está se dissipando e dando lugar a um fenômeno de neutralidade, o que poderá impactar, como o próprio nome já diz, numa neutralidade na distribuição das chuvas sobre o próximo período chuvoso, portanto em precipitações dentro da média climatológica.

O El Niño, representado no gráfico acima pela barra vermelha é o aquecimento das águas dos oceanos na altura da linha do Equador. Ele permanecia ativo, mesmo que em fraca intensidade, desde a primavera do ano passado. Embora não tenha influenciado muito na distribuição das chuvas sobre a porção Norte do Nordeste, onde se inclui Campo Maior, ele foi responsável por fazer municípios do Sertão registrarem chuvas abaixo do esperado.

O gráfico abaixo mostra uma tendência de distribuição das chuvas nos meses de setembro e outubro. Perceba que em setembro, primeiro mês do conhecido br-0-bró não há qualquer expectativa de chuva para o Piauí. Já no mês de outubro todo o estado deverá registrar volumes de chuva que podem variar entre 25 e 100 mm, com destaque para a porção central que abrange desde a capital Teresina e municípios como Floriano, Oeiras e Picos. Para áreas mais ao Norte, que pegam de Campo Mair até o litoral e a região Sul do estado, os acumulados serão um pouco menores podendo variar entre 25 e 50 mm.

Já para novembro os volumes de chuva sobre o Piauí aumentam ainda mais e Campo Maior e região poderá observar volumes na casa dos 50 mm. Importante lembrar que em novembro de 2018 registrou 52 mm, volume superior à média do mês que é 40 mm. Já áreas mais ao centro do estado poderão registrar volumes entre 100 e 150 mm. Para o litoral, a expectativa é a de que os volumes variem entre 25 e 50 mm. As áreas mais ao Norte do Piauí só começam a registrar volumes significativos no início do ano.


Para dezembro, a previsão é a de que Campo Maior possa registrar volumes de chuva na casa dos 200 mm. Em dezembro de 2018, mesmo com El Niño, os volumes observados atingiram 230 mm de chuva somente nos dez primeiros dias do mês. A boa notícia é que áreas do sertão que vão até a divisa com a Bahia registrem 300 mm de chuva, como na região de São Raimundo Nonato.

“Já existe posicionamento internacional sobre a condição de neutralidade no Pacífico. O El Niño não volta e a condição de neutralidade permanece. Isso vai favorecer a condição de normalidade da estação que seria de chuvas inciando em outubro e novembro no Sul do estado com grandes possibilidades de nós termos uma temporada de chuvas muito boa”, explica o climatologista Werton Costa ao De Olho.

Com informações e dados da Somar Meteorologia


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179