Olho D'água do Borges/RN -

Senador quer a volta de coligação para vereadores e unificar eleição

Um projeto apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) quer a volta da coligação na eleição proporcional em 2020. A legislação atual prevê que não haverá aliança entre partidos na disputa pelas cadeiras de vereadores no próximo ano. Outra proposta do baiano, que ainda está em fase de estudo, é prorrogar os mandatos dos prefeitos e vereador até 2022, para que se unifique as eleições no Brasil.

“A lei atual obriga que cada partido tem que lançar sua chapa e não pode coligar com ninguém. Com isso, a gente vai voltar ao tempo que terá o partido do prefeito e o partido do adversário. Será o tempo da Arena 1 e Arena 2. Vai ser um suicídio para os vereadores do Brasil. Uma eleição municipal não existe muita estrutura. A realidade é totalmente diferente para um eleição estadual e federal”, declarou.

Coronel disse que a sua proposta não estabelece coligações para deputados estaduais e federais. “Mas se algum parlamentar quiser colocar uma emenda, não tem problema. É uma discussão futura”, pontuou. Sobre unificar as eleições, o senador afirma que a medida iria reduzir os custos para os cofres públicos.

“Já pedi para o meu jurídico analisar. A ideia é a prorrogação de mandatos de vereadores e prefeitos atuais por dois anos, para que nas eleições de 2022 tenha tudo junto. Eleição de prefeito, vereador, deputado, governador, senador e presidente. Seria uma eleição geral que vai reduzir o custo ao erário público. É impossível o Brasil conseguir ter uma eleição a cada dois anos. Hoje, com as urnas eletrônicas, não tem problema a eleição ser unificada”, defendeu.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179