Olho D'água do Borges/RN -

10 coisas que é preciso saber sobre raios

A temporada de temporais no Brasil já começou. Com o calor e aumento da umidade no ar, as grandes nuvens cumulonimbus já estão se formando com maior frequência sobre o pais. 

É hora de ter atenção redobrada com as descargas elétricas que acompanham as tempestades dos dias quentes e úmidos. O país é o mais atingido do mundo por raios. Dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) estima que aproximadamente 60 milhões de raios atinjam o solo brasileiro por ano, ou, cerca de dois raios por segundo. 

Em uma década, de 2000 a 2010, morreram em média 129 pessoas por ano. A maioria na zona rural, na sequência na zona urbana e litoral.

Não é de hoje que os temporais estão aumentando. Os desastres naturais sofreram um aumento significativo a partir da década de 70 e mais de 60% estão relacionados às tempestades com raios.

A real chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Porém, esse número pode aumentar mil vezes se estiver numa área descampada. São os efeitos indiretos de uma descarga elétrica que trazem risco. Um raio pode causar incêndio, queda de energia elétrica e pode matar.


Fonte: Clomatempo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179