Olho D'água do Borges/RN -

Parabéns Olho D'água do Borges Pelos seus 55 anos de Emancipação Politica

O município de Olho D'água do Borges comemora hoje 55 anos de Emancipação Politica. Com uma área territorial de 141,2 km², o  nosso município está situado a 165 metros de altitude, e conta com uma população de 4.295 habitantes de acordo com o último censo do IBGE, e uma densidade demográfica de 30,4 habitantes por km².

O município está localizado na micro região de Umarizal, distante 324 Km da capital, Natal. Limita-se ao norte com o município de Caraúbas; ao sul, com o município de Rafael Godeiro, ao leste, com o município de Patu e a oeste com o município de Umarizal.

Logo após as Capitanias hereditárias, as nossas terras foram divididas e distribuídas em porções as quais se chamavam datas, e a cada data era dada o nome de acordo com um marco que nela se destacasse.

No século XVIII tomou posse em uma data de terra no Riacho da Pedra Branca um cidadão Português cujo nome era Joaquim Borges da Siqueira, o qual organizou uma fazenda no centro da data que tomara posse. A fazenda em virtude de ter sido encravada nas proximidades de um olho d'água, lugar onde sempre teve água permanente, recebeu o nome de Fazenda Olho D'água; mas nas datas vizinhas também havia outros Olhos D'água, então o povo organizou e cognominou esta fazenda que pertencia a data da Pedra Branca; de Fazenda Olho D'água do Borges, em virtude da mesma pertencer a Joaquim Borges da Siqueira, a fim de que se tornasse mais fácil sua identificação.

O Sr. Joaquim Borges, se desfez da Fazenda, vendendo-a ao tenente João Francisco Lopes, e seu irmão Joaquim Manoel de Barros, no fim de 1.700 e foi embora para Fortaleza-CE.

Os herdeiros dos respectivos proprietários, com a ajuda de outros moradores vizinhos, sentiram a necessidade de professar sua religião, procuraram imediatamente construir uma capela a qual deram como Padroeira N. S. da Conceição, ainda hoje existente numa nova igreja edificada pelos moradores subsequentes.

A localidade foi elevada a categoria de Vila, criada pela lei estadual nº 603, de 31/10/1938, com a denominação de Olho D’Água do Borges, ficando subordinada ao município de Patu. No ano de 1953 a vila de Almino Afonso foi desmembrada do município de Patu e elevada a categoria de cidade, dai então, a vila de Olho D'água do Borges, ficou sobre o domínio daquele município e pertencendo a mesma comarca e paróquia de Patu. 

Em 17 de dezembro de 1963, Olho D'água do Borges, foi elevada a categoria de cidade pela Lei Estadual nº 2.998, assinada pelo então governador do Rio Grande do Norte, Aluízio Alves,  ficando ainda pertencendo à comarca e paróquia de Patu. Em 1971, foi transferido para a comarca de Umarizal. O feriado municipal de 17 de dezembro foi instituído pela Lei Orgânica Municipal Promulgada em 01/04/1990. 

Parabéns a nossa querida Olho D’água do Borges e aos seus munícipes pelos 55 anos de emancipação política. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179