Olho D'água do Borges/RN -

Emparn instala primeiros pluviômetros automáticos, no interior do RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), começou na última sexta-feira, 14, a instalação dos pluviômetros automáticos no interior do Rio Grande do Norte. Ao todo serão instalados 100 telepluviômetros, distribuídos por todas as regiões do Estado.

Esses primeiros equipamentos foram instalados nos municípios de Ceará-Mirim e Guamaré. Os 100 telepluviômetros fazem parte do projeto de Modernização da Meteorologia Potiguar, que já instalou 15 Estações Automáticas.

Essa rede automática vai monitorar as variáveis meteorológicas como: temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade do solo, temperatura do solo, quantidade chuva, etc. As medições serão feitas de hora em hora e transmitidas online para o servidor da EmparnAs informações serão utilizadas tanto para divulgação para a sociedade como um todo, geração de produtos voltados para a agricultura, pecuária e turismo.

A partir dessas informações, por exemplo, vai ser possível melhorar o zoneamento e monitoramento agrícola, o que dará mais segurança aos agricultores, principalmente na hora de escolher a hora e a cultura agrícola que vai plantar em sua propriedade. O monitoramento climático mais eficaz possibilita ainda auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado.   

Essa é a primeira vez que a meteorologia do Estado, passa por uma reformulação e modernização mais ampla, o que vai permitir que a Emparn disponibilize de forma mais eficaz, a previsão do tempo e o monitoramento de chuvas, produtos que vão auxiliar, principalmente, as áreas de turismo, agricultura e pecuária do RN.

O Projeto de “Ampliação e Modernização do Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do Rio Grande do Norte”, foi desenvolvido pela gerência de Meteorologia da Emparn e em 2016 apresentado ao Governo do Estado e Banco Mundial, agente financiador do projeto no valor de 5,5 milhões em equipamentos e desenvolvimento de Softwares.

A previsão é que essa nova rede esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2019. Quando este projeto estiver em plena execução serão 100 pluviômetros automáticos, 23 estações automáticas (15 novas e 8 que já tem e passarão por manutenção), além dos 200 pluviômetros convencionais em uso atualmente.

Do Blog: O município de Olho D'água do Borges também será contemplado com essa nova tecnologia, inclusive já recebeu a visita  do meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, para escolha do local para instalação dos equipamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179