Olho D'água do Borges/RN -

Sucesso! 1º Dia de Campo de Olho D'água do Borges sobre Reservas estratégicas de Forragens foi realizado ontem com sucesso

A prefeitura Municipal de Olho D’água do Borges, através da Secretaria da Agricultura e em parceria com a EMATER, FUNCERN, SEBRAE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou nesta quinta-feira, 28/06/2018, o 1º Dia de Campo sobre Reservas estratégicas de Forragens.

O evento aconteceu no sitio Cardosos, e contou com a participação de mais de 100 agricultores, além da presença de técnicos da Emater de varias cidades da região. Foi um dia muito proveito onde os agricultores interagiram muito bem com os instrutores e adquiriam muitas experiências.

Durante o evento foram realizadas oficinas sobre enfenação, silagem manejo sanitário de caprinos e ovinos e a cultura da palma forrageira e moringa, coordenadas por Felipe Barreto, Flaviano Moreira e Renato Alencar, da FUNCERN/SEBRAE  e Fabricio Jales da SIAPC.

O dia de campo teve como objetivo conscientizar os produtores do município da importância e a maneira adequada de preparar reservas estratégicas de alimentação para ruminantes no período seco.

Os produtores ficaram satisfeitos com a oportunidade de conhecer mais sobre a maneira correta e o tempo ideal para fazer a silagem, e tiveram também a oportunidade de conheceram outras alternativas para alimentar o rebanho, como o feno de ninho, mata pasto, flor de seda, jucá, catingueira, a palma e a moringa, para melhorar a alimentação dos animais e reduzir custos.

A prefeita Maria Helena falou da importância do dia de campo para os pequenos criadores do município de Olho D'água do Borges, e aproveitou também a oportunidade para falar aos agricultores do investimento que o município fez recentemente com a aquisição de maquinas para fazer silagem e seis prensas para fazer feno. "Com aquisição desses implementos, o município vai possibilitar aos agricultores melhores condições para que  os mesmo possam fazer e armazenar forragens para alimentar seus rebanhos no período da estiagem.  O município está de parabéns pela realização deste evento, como também os instrutores e todos os organizadores. Enfim, todos estão de parabéns". Disse a prefeita.



Prefeita Maria Helena fazendo abertura do 1º dia de campo do município


 Vice-prefeito Antonimar Amorim Carlos

Vereador Pedro Chaves e Presidente da Associação de Agricultores do Sitio Cardosos 

Agrônomo Renato Alencar da FUNCERN/SEBRAE

Cleise - Técnica da Emater local

Agrônomo Fabrício Jales - SIAPC

Antônia Benta - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local

Flaviano Moreira - Veterinário da FUNCERN/SEBRAE

Felipe Barreto - Zootecnista - FUNCERN/SEBRAE





Demonstração de como enfardar o feno nas prensas adqueridas pelo município 














Feno de braquiára enfardado na presa e de outras plantas alternativas 








0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179