Olho D'água do Borges/RN -

Chuva beneficia açudes no Nordeste


Entre o fim do ano de 2017 e início de 2018, os açudes nordestinos têm sido notícia devido os baixos volumes registrados. No Ceará, por exemplo, mais de 70% dos açudes monitorados chegaram a ficar com armazenamento inferior aos 30% da capacidade.

O alívio veio em forma de chuva. A presença de sistemas como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fizeram com que a organização de instabilidades e a chuva se espalhassem por diversas áreas nordestinas entre o fim de janeiro e o mês de fevereiro. Inclusive trazendo volumes de chuva acima do normal conforme o mapa seguinte.

Os tons em azul acima, indicam até 100mm de chuva acima da média, mas devemos lembrar que em algumas áreas a média de chuva também não é muito alta. Mesmo assim, o benefício dos volumes acumulados acabou amenizando o quadro de seca que era observado até então. Atualmente, temos 3 açudes "sangrando" (transbordando água) no Ceará, segundo informações da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), açudes da Paraíba e de Pernambuco também tiveram elevação em seus volumes armazenados.


MAIS CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS?

A tendência ao longo dos próximos dias ainda anima. Teremos a presença de mais chuva espalhada para diversas áreas nordestinas. Com a infiltração de umidade vinda do mar e também do interior do país, nuvens carregadas conseguem se espalhar sobre as áreas do sertão.

As áreas que serão mais beneficiadas pela chuva serão o oeste da Bahia, estados do Piauí e Maranhão, onde os acumulados oscilam entre os 150 e 250mm. Por outro lado, o leste da Região promete ter uma situação de seca um pouco mais prolongada ao longo dos próximos 15 dias, com volumes acumulados que dificilmente alcançam os 50mm em algumas áreas.

Fonte: Climatempo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179