Olho D'água do Borges/RN -

Alunos do IFRN de Apodi participam de aula de Campo em Olho D’água do Borges para conhecer o confinamento de cordeiros.


Os alunos da turma concluinte do curso técnico em Zootecnia do IFRN de Apodi, participaram ontem (15), de uma aula de campo na Fazenda Alivio, aqui no município de Olho D’água do Borges, na propriedade do criador de ovinos Vinicius leite, onde puderam acompanhar de perto o processo de criação de Cordeiro em confinamento. 

Sob a coordenação do professor Felipe Barreto e a professora Elika Suzianne, os alunos ouviram dos criadores de cordeiros em confinamento aqui no município, Vinicius Leite e Gilberto Dias, relatos sobre algumas experiências, técnicas, e vantagens de como se produzir uma carne de alta qualidade e boa palatabilidade, como também, uma atividade hoje, que se desponta com a possibilidade de grande potencial de mercado.

A produção do cordeiro precoce exige um conjunto de medidas que visam organizar a produtividade do rebanho melhorando seu desempenho genético e econômico. Essas medidas visam orientar os produtores desde a aquisição do reprodutor e matrizes, até o manejo como, a alimentação, desmama, controle de monta do rebanho e etc..

Um problema muito comum na cadeia produtiva de ovinos é a falta de diferenciação entre a carne de cordeiro e a carne de carneiro. Os consumidores ainda não se acostumaram a exigir essa especificação quando compram a carne, principalmente por não saberem que há uma grande diferença. Essa diferença entre a carne de cordeiro e de carneiro tem que ser feito uma campanha de divulgação para que os consumidores possam perceber a diferença e passem a exigir mais a carne  de cordeio.

Inicialmente, precisamos definir o que é carneiro e cordeiro. O carneiro é o animal adulto, e o cordeiro é o animal com até um ano de idade. A qualidade da carne é influenciada pela idade do animal, pelo peso de abate, nutrição, sistema de manejo (pasto, confinamento), sexo e raça.

O sabor e aroma da carne é mais intenso nos animais mais velhos, principalmente nos animais abatidos com mais de um ano de idade, ou seja, a carne de cordeiro tem odor e sabor mais suave que a carne de carneiro.

No final da aula foi servido aos participantes do encontro um almoço, onde os alunos tiveram a oportunidade de degustarem a carne de um cordeiro cosido e assado, onde todos elogiaram a qualidade e o sabor da carne.








 
Cordeiro assado para degustação


1 comentários:

  1. Volmar Medeiros disse...:

    Muito bom! Parabéns aos professores pela iniciativa, também aos concluintes que escolheram a Zootecnia como forma de ajudar o sertanejo; e ao Blog GilbertoDias sempre trazendo informações sobre a área da Caprinovinocultura!! ��������������������

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179