Olho D'água do Borges/RN -

Banco Mundial sugere arrocho no serviço público do país

As críticas mais severas dos economistas do Banco Mundial, que elaboraram o estudo divulgado nesta terça-feira, foram direcionadas às distorções existentes no serviço público brasileiro. Além das generosas aposentadorias e pensões que os servidores recebem, o estudo destaca o fato de os salários do funcionalismo público serem muito superiores aos da iniciativa privada.

Segundo o estudo, o nível dos salários dos servidores federais é, em média, 67% superior aos do setor privado, mesmo após levar em consideração o nível de educação e outras características dos trabalhadores, como idade e experiência.

O Banco Mundial informa que essa diferença de 67% é a mais alta, em uma comparação feita com 53 países em que as informações sobre esse aspecto estão disponíveis.

Salários iniciais
O estudo traz que a redução pela metade do prêmio salarial dos servidores em relação ao setor privado geraria uma economia equivalente a 0,9% do PIB.

No curto prazo, o banco sugere a suspensão de reajustes nas remunerações do funcionalismo. Uma opção para diminuir a folha de de pagamentos dos servidores, segundo o estudo, seria reduzir os salários iniciais de todos os novos funcionários.

Assim, seria possível reduzir gradualmente os níveis de remuneração e aumentar os retornos da experiência profissional à medida que as cortes mais antigas de servidores se aposentarem


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179