Olho D'água do Borges/RN -

Olho D'água do Borges comemora hoje 88 anos de Fundação. Parabens para nossa amada cidade


Olho D’água do Borges comemora hoje 88 anos de existência, tudo começou após as Capitanias hereditárias,  nossas terras foram divididas e distribuídas em porções as quais se chamavam datas, e a cada data era dada o nome de acordo com um marco que nela se destacasse.

No século XVIII tomou posse em uma data de terra no Riacho da Pedra Branca um cidadão Português cujo nome era Joaquim Borges da Siqueira, o qual organizou uma fazenda no centro da data que tomara posse. A fazenda em virtude de ter sido encravada nas proximidades de um Olho D'água, lugar onde sempre teve água permanente, recebeu o nome de Fazenda Olho D'água; mas nas datas vizinhas também havia outros Olhos D'água, então o povo organizou e cognominou esta fazenda que pertencia a data da Pedra Branca; de Fazenda Olho D'água do Borges, em virtude de esta pertencer a Joaquim Borges, a fim de que se tornasse mais fácil sua identificação.

Este velho português Joaquim Borges de Siqueira, se desfez da Fazenda deslocando-se para Fortaleza-CE. O Sr. Joaquim Borges, vendeu a propriedade ao tenente João Francisco Lopes, e seu irmão Joaquim Manoel de Barros, no fim de 1.700.

Os herdeiros dos respectivos proprietários, com a ajuda de outros moradores vizinhos, sentiram a necessidade de professar sua religião e procuraram imediatamente construir uma capela a qual deram como Padroeira N. S. da Conceição, ainda hoje existente numa nova igreja edificada pelos moradores subsequentes.

Por volta de 1929, ordenava o referido local o senhor Felinto da Silveira Barros, que recebendo um convite do Padre do Conto do Lima em Patu, ambos se prestaram de acordo a criar uma capela em frente a casa da Fazenda, como também criar uma pequena feira para os moradores vizinhos.

No dia 20 de setembro de 1929, houve a missa solene, celebrada pelo Padre Francisco Sohl, e inaugurada a primeira feira de Olho D'água do Borges, dando origem ao nome desta recente cidade de Olho D'água do Borges, que em 30 de outubro de 1938 foi elevada a categoria de vila.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179