Olho D'água do Borges/RN -

Regionalização da saúde só sairá com a formação de consórcio dos municípios


O representante do CONASS, René José Moreira dos Santos, que participou nesta segunda-feira (26) no Praiamar Hotel, em Natal, do Encontro do Estadual de Planejamento e Gestão do SUS, defendeu a formação de consórcios intermunicipais para a assistência à saúde, conforme preconiza a Regionalização da Saúde.

Ao proferir palestra no encontro, o representante do Conass disse que "pra se fazer Regionalização da Saúde, em primeiro lugar nós temos que repensar o modelo de gestão. E é claro que temos que colocar nesta discussão o modelo de financiamento", pontuou. "Nós estamos discutindo o processo de Regionalização do SUS em duas bases: a Regionalização e a implantação de redes de Saúde (atenção primária à saúde). O foco nesta discussão é que modelo de financiamento teremos".

No entendimento de René esse processo tem que ser Bipartite entre Estado e municípios, colocando que outro grande desafio é o planejamento Regional integrado entre os municípios. "O consórcio de Saúde é uma das boas respostas que estamos tendo em alguns estados, como o Paraná e Ceará para enfrentamento das crises fiscal, econômica e até política pelas quais o Brasil passa", ressaltou.

O secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes, recebeu das mãos do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso, o Projeto de Reestruturação Gerencial da Sesap, elaborado por servidores da pasta durante várias reuniões técnicas nos últimos meses.

O secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, George Antunes, agradeceu e disse que "o planejamento de uma gestão não deve ser feito dentro de gabinete, mas por equipes de técnicos como aconteceu com o projeto de reestruturação”. Os técnicos responsáveis pelo projeto falaram do esforço concentrado e do apoio do Conass.

De acordo com Frutuoso, é missão do Conass apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde, visando o fortalecimento da gestão estadual no SUS. "Com esse propósito é que foi desenvolvido o Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde".                   


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179