Olho D'água do Borges/RN -

O El Niño está chegando e como vai influenciar o Brasil?


El Niño está aí. Os principais centros de análise e monitoramento do clima no planeta já concordam que todas as condições técnicas para o estabelecimento do fenômeno estão sendo observadas. A expectativa é de que antes do fim de maio se anuncie a confirmação definitiva de um novo evento El Niño.

Embora o fenômeno ocorra no oceano Pacífico, na região entre a Austrália, a Indonésia e a costaoeste da América do Sul, o El Niño interfere nas características climáticas de várias regiões do planeta.

Os efeitos variam de uma região para outra. O El Niño pode trazer chuva ou seca. Pode fazer com que uma estação do ano fique mais quente do que o normal.

A intensidade dos efeitos varia conforme a intensidade e o tipo do fenômeno. Há o El Niño Canônico e o El Niño Modoki. As consequências de um El Niño Canônico são mais definidas, melhor determinadas. Os principais efeitos no Brasil são o aumento da chuva na Região Sul e diminuição da chuva no Nordeste. Já quando ocorre um Modoki, expressão que quer dizer “parecido, mas não igual”, os efeitos no clima são suavizados.

El Niño está aí, mas por quanto tempo ele vai atuar? Qual o tipo de El Niño que está sendo esperado? Será forte ou fraco? Em quais estações do ano o fenômeno vai influenciar o Brasil?

Você vai saber todas as respostas na conversa entre as meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Patricia Madeira, que é especialista em análise e previsão climática. Confira!

Fonte: Clima Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179