Olho D'água do Borges/RN -

Olho D’água em Familia: Nepotismo exagerado no Municipio de Olho D'água do Borges que é administrada por tios, sobrinhos, irmãos e parentes da família Queiroga/Morais há 24 anos

DEU NO BLOG DO PROFESSOR ESCOLÁSTICO:
Quero apenas esclarecer aos leitores que o primeiro escalão do Prefeito Brenno tem a maioria sobrenome QUEIROGA/MORAIS. Essa pratica demonstra que oligarquia contribui para o aumento do Nepotismo, proibido por lei. Além disso, sabe-se que existem outros parentes que exercem cargos na hierarquia inferior.

O Ministerio publico deve recomendar o fim dessa prática casuística e determinar a realização de Concurso Público. Vale destacar também que alguns assessores jovens do prefeito estão incentivando-o a conflitar com os vereadores oposicionistas. Enquanto, os Edis aprovaram 98% dos projetos de lei de autoria do Executivo. Já o executivo vtou praticamente 100% dos projetos de lei dos vereadores oposicionista.

O que é nepotismo?
Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio indivíduo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver.

Lei determina grau de parentesco:

PARENTESCO CONSANGUÍNEO
PARENTESCO POR AFINIDADE
LINHA RETA
Sogro (a) (1º)
Bisavô ⁄ Bisavó (3º)
Genro ⁄ Nora (1º)
Avo ⁄ Avó (2º)
Cunhado (a) (2º)
Pai ⁄ Mãe (1º)
Filho (a) do Cônjuge (1º)
Filho (a) (1º)
Neto (a) do Cônjuge (2º)
Neto (a) (1º)
Bisneto (a) do Cônjuge (3º)
Bisneto(a) (3º)
Sobrinho (a) do Cônjuge (3º)
LINHA COLATERAL
Tio (a) do Cônjuge (3º)
Tio (a) (3º)
Avós do Cônjuge (2º)
Irmão (a) (2º)
Sobrinho (a) (3º)
Como ilustração, podemos citar os seguintes casos que não serão considerados nepotismo: Quando o parente já for funcionário efetivo; quando o funcionário efetivo já exercia uma função gratificada no poder, antes de seu parente ser eleito; no caso de emprego temporário, quando o parente se submeteu a uma seleção prévia. Será considerado nepotismo quando se configurar reciprocidade, como por exemplo, o prefeito, vice ou secretários têm parentes empregados como funcionários da Câmara Municipal, e os vereadores, por sua vez, têm familiares com cargos na Prefeitura.

Portanto não poderá haver relação de hierarquia entre o parente e o gestor em toda a Administração, como por exemplo, parente de um secretário ocupar cargo comissionado em outra Secretaria, pois o impedimento é para todo o Poder Executivo.

Quando plenamente comprovada a intenção de privilegiar parentes, configurando o nepotismo, o agente público ou membro de poder poderá se sujeitar à ação civil pública por ato de improbidade administrativa, cujas sanções conforme determina o art. 11 da Lei 8.429/92 são de ressarcimento integral do dano ao erário, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente pelo prazo de três anos.

Veicula-se na mídia nacional a possibilidade do STF rever a SV nº13. O estadão.com.br/nacional, do dia 22 de junho de 2010, relata um fato ocorrido no próprio STF e afirma que na rediscussão da Súmula, os ministros deverão definir se a proibição do nepotismo deve ser ampla, atingindo situações onde não há subordinação entre  cargos, ou se a regra deve servir para vedar as possibilidades de um superior indicar parentes para funções comissionadas. 

E, para finalizar, portanto, de forma sucinta, referendamos as palavras do Excelentíssimo Ministro do STF, Celso de Mello, ao tratar do assunto, que para quem: “(...) o princípio constitucional da moralidade administrativa, ao impor limitações ao exercício do poder estatal, legitima o controle de todos os atos de poder público que transgridam os valores éticos que devem pautar o comportamento dos órgãos e dos agentes governamentais, não importando em que estância de poder eles se situem”. 

Veja a seguir alguns dos casos de nepotismos no municipio de Olho D'água do Borges, com relação ao primeiro escalão.


 Prefeito: Brenno Queiroga Morais, filho do ex-prefeito Aroldo Queiroga

 Maria Helena Queiroga, Vice-Prefeita

Secretário da Agricultura: Antônio Wilson Gonzaga,  primo do prefeito e sobrinho de Dedé Gonzaga


 Secretária de Assistência Social: Daniela Queiroga Morais, prima do prefeito


 Secretário de Infraestrutura: Bruno Queiroga Morais, irmão do Prefeito Brenno
 Secretária Geral: Laédna Dias Sales, nora da vice-prefeita
Secretária de Finanças: Shirley Morais, parente do prefeito Brenno e sobrinha de Vice-prefeita
Secretária da Educação: Antônia Morais, prima do prefeito e irmã da vice-prefeita Maria Helena
Vereadora Jéssica Queiroga é neta do ex-prefeito Jose Gonzaga de Queiroga e da Vice-prefeita Maria Helena Queiroga
 Vereadora Célia Queiroga é a Presidente da Câmara é tia do prefeito Brenno
Vereadora Maria Helena é parente por afinidade. É ex-esposa de um sobrinho de Dedé Gonzaga


É importante ressaltar que estes caso acima citados, refere-se apenas aos cargos de primeiro escalão, pois a "FARRA" continua solta nos demais escalões, 

ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO, O POVO COBRA PROVIDENCIAS!!
  • Queremos o fim do Nepotismo na administração municipal;
  • Queremos o fim do empreguismos e concurso publico.

OS DADOS ACIMA PODERÃO SER COMPROVADOS AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179