Olho D'água do Borges/RN -

A covardia do anonimato

Muitas pessoas que não possuem coragem ou integridade moral para falar sobre outras pessoas ou assuntos, por consequência, acabam agindo covardemente atrás do anonimato, e assim,  denominando-se Anônimo.

Atualmente, o avanço da internet e o surgimento de outros meios de comunicação como os Portais, os Sites e  Blogs propiciaram o acesso às informações e debates sobre os mais diversos temas. Ou seja, vivemos em um período da história da sociedade que o exercício da democracia é mais praticado com o advento dos veículos de comunicação oriundos do progresso da internet. No entanto, é comum presenciarmos a covardia de algumas pessoas que atacam cruelmente aos que tem coragem de expor sua cara e assinar o que falam e escrevem, com seus nomes verdadeiros. Acredito que em alguns casos tal prática é fruto de uma formação educacional familiar falha, que não deu ao indivíduo a capacidade de assumir publicamente o que pensa.

O interessante no meio das postagens e comentários nos Blogs , é que percebermos a coragem de alguns proprietários e leitores, assumirem publicamente suas opiniões, angústias, sonhos, projetos e muitos mais. Por outro lado, na maioria das vezes, infelizmente, é notada à falta de ética, moral e respeito de alguns indivíduos nos seus comentários caluniosos e criminosos, que talvez por falta de capacidade, inveja, frustrações, fracasso na vida profissional, familiar e pessoal, acabam não expressando algo produtivo em suas opiniões e  tentam manchar a honra daqueles (as) que são capazes de se destacarem  de maneira digna nas suas vidas profissional e pessoal.

Desconfio pelo linguajar de alguns sujeitos que perambulam pelas redes sociais perseguindo, agredindo, e denegrindo  pessoas de bem,  e   com outros, babando na gravata em um orgasmo frenético. Essa gente não consegue entender nada além de sua obsessão.

O que leva uma pessoa a gastar seu tempo emitindo opiniões  em blogs e se recusar a assumir a própria identidade? Tem vergonha ou medo do que escreveu?

A Constituição Federal de 1988 já trata destes casos. Diz o texto constitucional com todas as letras, no Capítulo dos direitos e deveres individuais e coletivos:  (inciso IV do art. 5º), É  livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

"Prevê como antídoto a qualquer abuso eventualmente cometido: (inciso V do art. 5º da CF), O direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização pelos danos materiais ou morais à imagem "

Será que sabem disso os que despejam anonimamente seus ataques rasteiros,  preconceituosos e doentios na internet? Sabem eles que hoje há recursos tecnológicos para descobrir a origem das mensagens criminosas, mesmo quando anônimas, e que a Justiça já está processando e punindo seus autores?

Parece desnecessário dizê-lo, mas infelizmente não é: muitos ainda se escondem no anonimato para expressar suas opiniões, o que consideramos, mais do que um gesto anti-ético, uma imensa covardia. Infelizmente, alguns comentários, sobretudo de fundo politico e pessoal, nos têm chegado sem autoria ou com falso nome.
Por isto, não publicaremos comentários que não sejam identificados pelo nome verdaeiro ou  email de seu autor, já estamos investigando, e  em breve chegaremos previamente a existência efetiva de ambos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179