Olho D'água do Borges/RN -

Ezequiel abandona posto de espectador e assume protagonismo para viabilizar candidatura ao governo do RN

Ventilada no fim de semana como uma solução para o grupo oposicionista, a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, ao Governo do Estado ganhou tração.

De acordo com o que foi apurado pelo Blog do Dina, desde o domingo, Ferreira saiu do plano passivo – postura que adotara até então, deixando os outros ventilarem o assunto – para assumir protagonismo – mesmo na discrição.

De domingo para cá, o presidente da Assembleia Legislativa tem procurado ouvir deputados estaduais, federais e a família para construir um alicerce onde se sinta seguro para edificar uma candidatura ao Executivo.

Nesse meio tempo, águas turvas passaram por baixo da ponte que tentam pavimentar a candidatura de Ezequiel.

A água mais enlamaçada até aqui foi o artigo que Fernando Mineiro escreveu em tom de recado para o presidente da Assembleia, apelando para a descrença: Mineiro diz no texto que não acredita que Ezequiel tocará um projeto dessa envergadura sem comunicar a governadora Fátima Bezerra, de quem hoje é aliado.

Mas a verdade é que o presidente da Assembleia Legislativa não tem deixado o governo totalmente no escuro. Os passos que ele têm dado não são de desconhecimento total do grupo de Fátima Bezerra.

O MDB

Águas ainda mais turvas que o texto de Fernando Mineiro estão prestes a cair na correnteza.

Isso porque Ezequiel Ferreira de Souza pretende ir em busca de Walter Alves e Garibaldi Filho, que se encontram atualmente orbitando em torno de uma aliança com Fátima.

Se esse triunvirato se consolidar – Ezequiel, Walter e Garibaldi – estará dado o incontornável ponto de ruptura entre o presidente da ALRN e o governo Fátima.

Do lado dos Alves, uma aliança com Ezequiel é vista com bons olhos. Uma percepção resultante dessa avaliação foi uma intersecção com a prefeita de Serra de São Bento, Wanessa Morais (MDB).

Nos últimos dias, ela se encontrou separadamente com Walter e Ezequiel. Após o encontro com o presidente da ALRN, Morais não escondeu de quem perguntou que o presidente da Assembleia Legislativa está entusiasmado com a ideia de disputar o governo.

Para além disso, o grupo de Walter Alves entende que é mais fácil explicar e engajar uma aliança com Ezequiel do que com Fátima. O retrovisor de 2018, por exemplo, ajuda a explicar.

É que na última eleição, houve dobradinha entre Ezequiel e Walter. De mais a mais, Ezequiel haveria de preferir o MDB, que tem muito mais prefeituras no RN, do que o PT, que quase não as têm. E ainda há o componente visceral.

Como Apodi, onde PT e MDB, num dos maiores colégios eleitorais do RN, protagonizaram briga colérica na campanha de 2020.

Os ministros

Por fim, Ezequiel precisa ainda saber como ficará o entrevero ministerial entre Fábio Faria e Rogério Marinho.

Mas como ambos caminham para um entendimento, esse é o ponto de menor preocupação para o presidente da ALRN.

Nas variáveis que Ezequiel Ferreira de Souza tem para decidir de vez se disputará o governo ou não, restará verificar uma das mais importantes, qual seja, a bendita viabilidade.

É que depois de superar tudo que foi descrito nesse texto, é preciso que ele tenha força para bancar uma campanha ao governo. E isso ainda não está claro.

Mais águas estão por vir.

Fonte: Blog do Dina. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179