Olho D'água do Borges/RN -

Professores da rede estadual vão receber progressões

 

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) anunciou o pagamento de progressões horizontais e verticais aos professores da rede estadual de ensino a partir de 1º de novembro, durante evento na manhã de ontem (15), na Escola Estadual Padre Miguelinho, no Alecrim. Na cerimônia alusiva ao Dia do Professor, a governadora, que é professora de formação, afirmou que a categoria será beneficiada com dois níveis (letras) de progressão horizontal e com a promoção por nível de escolaridade. 

Conforme estabelece o Plano de cargos, carreiras e salários, os servidores da educação têm por direito avançar uma letra a cada dois anos de sala de aula, a chamada progressão horizontal. Todo professor entra na rede estadual no nível letra “A” e assim permanece por cinco anos por causa do período de estágio probatório, que dura três anos. Após dois anos, o docente pode avançar para a letra “B” e assim sucessivamente, até o teto que é a letra “J”. Cada avanço representa um acréscimo salarial de 5%. Portanto, com o anúncio da progressão de duas letras, os servidores que têm direito aos benefícios podem, por exemplo, pular da letra “B” para a “D”, isto é, um aumento de 10%. 

Já na progressão vertical, o benefício é concedido por nível de escolaridade do professor, que pode ser magistério, graduação curta (acréscimo salarial de 15%), graduação plena (+40%), especialização (+50%), mestrado (+70%) e doutorado (+130%). Segundo estimativa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte), 3.600 professores serão beneficiados com a progressão vertical.

Veja matéria completa aqui

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179